
Campo de batalha Na Assembleia Legislativa-PE - "Amanhã pode acontecer tudo, inclusive tudo. Só não pode acontecer nada"
21/08/2025 -
Por José Nivaldo Junior*
Estava conversando há pouco com o colunista político do DP, amigo de longas datas, profissional da melhor qualidade, Ricardo Dantas Barreto. Que assina prestigiado blog com o seu nome. Trocamos ideias sobre o campo de batalha em que se transformou a Assembleia Legislativa de Pernambuco, com um nível de tensão máxima entre governo e oposição. Falamos da beleza que enxergamos nas jogadas brilhantes dos dois lados no tabuleiro do xadrez da política. E Lamentamos o jogo sujo que ocorre debaixo da mesa. Mas, como os discos de vinil de antigamente, toda disputa política tem o lado A e o lado B. Isso vem desde a Antiguidade, com os primeiros Estados, logo governos e disputas pelo poder. Maquiavel tem sempre razão.
A frase
Lá para tantas da conversa amigável e instigante, abordamos o que pode acontecer amanhã, sexta-feira, 22/08. Esta marcada uma reunião da CPI para 9 horas. A situação, leia-se deputada Débora Almeida, conseguiu em tempo recorde, uma decisão judicial que, na pratica, restitui à situação a maioria e o comando da comissão. Foi então que Ricardo saiu com essa pérola, parafraseando a famosa frase
"Amanhã pode acontecer tudo, inclusive nada", um verso da música "A Natureza das Coisas", composta por Accioly Neto e popularizada pelo cantor Flávio José. Ricardo falou: "Amanhã, pode acontecer tudo, inclusive tudo. Só não pode acontecer nada". Pedi permissão e faço o registro.
E amanhã
Amanhã, na próxima semana, nos próximos meses, pode acontecer tudo. É da natureza das coisas da política.
*José Nivaldo Junior é diretor de O Poder.