
Cartão Elo não salva vítimas da Lei Magnitsky, explica historiador
21/08/2025 -
O historiador, professor da UPE, Jarbas Beltrão, levanta um ponto preocupante, que complica ainda mais as relações entre os bancos e o STF. É que hoje, o Banco do Brasil suspendeu os cartões internacionais do ministro Alexandre de Moraes. E ofereceu o Elo, cartão nacional, operado pelo próprio BB, CEF e Bradesco.
Não vai dar certo
Jarbas Beltrão explica que
ao fazer a operação financeira com o ELO, a mensagem do mesmo vai para o sistema central, o Swift, para a liberação em segundos. No caso, notificado, o Swift nega aos atingidos pela Magnitsky, após a tentativa da operação. Então o sistema manda a manda mensagem: "operação não realizada".
Saída
Segundo Jarbas, há um sistema russo mas o código de mensagem é só para Rússia. Há o sistema CIPS chinês, mas para fazer maioria das operações, tem que se conectar com o sistema mensageiro Swift. Ou seja, nada consegue ultrapassar o sistema mensageiro, que é Ocidental.
Pré-história
"Se tiver moeda em espécie, pode ir para a padaria e mercearia da esquina, que trabalhe com máquina registradora mecânica. Existem ainda? Não tem "soberania" que dê jeito, a questão não é só política, é técnica, finaliza.