
Avaliação: Aliados de Lula apontam os motivos para melhora na popularidade
22/08/2025 -
Na avaliação de aliados de Lula, a popularidade do presidente vem crescendo devido a uma combinação de fatores internos, e não só por conta do embate direto com Donald Trump e bolsonaristas. Petistas também atribuem a melhora na popularidade de Lula aos seguintes pontos, por exemplo: a retomada das viagens do presidente pelo país; a melhora na percepção da população sobre as entregas do governo; e um ‘certo’ controle inflacionário, especialmente de preços de alimentos.
Pesquisa é sinal positivo
O governo continua investindo ainda em consolidar o discurso de defesa da soberania nacional e acredita ter recuperado algum terreno nas redes sociais, dominada pela direita nos últimos anos. O resultado da pesquisa é interpretado como um sinal de que a estratégia vem funcionando e reforça a aposta na narrativa de “nós contra eles”, aliada a pautas como a taxação dos super-ricos. A estratégia de Lula passa por manter as críticas a Bolsonaro e sua família, na tentativa de atrair eleitores insatisfeitos com a radicalização da direita.

A briga interna dos 'Bolsonaros' e evitar embaraços
A expectativa de aliados do presidente é de que a divulgação de mensagens trocadas entre bolsonaristas, com xingamentos e disputas internas, amplie ainda mais os índices positivos de Lula. Para lulistas ouvidos pela CNN, esses episódios ajudam a desconstruir a imagem de unidade da direita e de respaldo do ex-presidente Bolsonaro. Apesar da briga pelo espólio do ex-presidente, a oposição se movimenta e impõe dificuldades às pretensões de Lula para 2026. Do outro lado, o governo tenta recompor sua base para evitar convocações embaraçosas, como a de Frei Chico, irmão de Lula. A reorganização é vista como fundamental, embora, até o momento, tenha mostrado poucos resultados concretos.