
Campanha contra privatização - Metroviários mantêm estado de greve no Recife, mas descartam nova paralisação após encontro em Brasília
22/08/2025 -
O Sindicato dos Metroviários de Pernambuco (Sindmetro-PE) manteve o estado de greve da categoria, mas descartou uma nova paralisação do Metrô do Recife em Assembleia Geral Extraordinária realizada na noite de ontem, quinta-feira (21/08), na Estação Recife. Eles mantiveram a campanha contra a privatização do metrô.
Retrospectiva
Na reunião, foi feita uma retrospectiva das ações da semana anterior, quando a categoria paralisou o sistema por 24h durante a passagem do presidente Lula pelo Recife.
Positiva
A mobilização foi considerada positiva, tanto pela grande repercussão nos meios de comunicação quanto pelos resultados alcançados: entrega de documento com reivindicações, articulação em Brasília e reunião com Esther Dweck, ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, além de assessores do ministro Rui Costa.
Adesão
O presidente da Fenametro e do Sindmetro-PE, Luiz Soares, destacou a adesão integral dos metroviários e a importância estratégica da paralisação.
Advertência
Segundo o sindicato, a decisão não significa uma paralisação, e sim uma advertência de que a greve pode ser deflagrada caso as negociações não avancem.
Cobranças a Raquel Lyra
Durante seu discurso, Luiz Soares também enviou um recado à governadora Raquel Lyra, cobrando medidas efetivas para o transporte público em vez de insistir na agenda de privatizações.
“Se a governadora realmente quer ajudar o metrô do Recife, que tire a tarifa de energia de tração no horário de pico ou reduza impostos que pesam sobre o sistema. Isso sim é compromisso com a população, e não entregar o metrô ao setor privado”, afirmou.
Recebido
O presidente do Sindmetro-PE, Luiz Soares, foi recebido na capital federal pela ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, assessores do ministro da Casa Civil, Rui Costa, pelos senadores Humberto Costa e Teresa Leitão (ambos PT-PE) e pelo deputado federal Carlos Veras (PT).
Concessão
De acordo com o Sindmetro-PE, o encontro debateu a situação da concessão do Metrô do Recife à iniciativa privada.
O Poder
Foto: Divulgação