
Cultura popular - Festival de Violeiros de Surubim homenageia o repentista Antônio Estado, que completaria 100 anos em 2025
22/08/2025 -
O 29º Festival de Violeiros de Surubim que se realizará na próxima quinta-feira (28/08), vai homenagear o repentista Antônio Estado, que completaria 100 anos em 2025.
Faz parte
O Festival faz parte da programação cultural da 46.ª Exposição de Animais do município. Serão sete duplas de repentistas representando os estados do Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco que se apresentarão no palco do parque de exposições a partir das 19h deste dia. Sem dúvidas eles proporcionarão um espetáculo da mais autêntica cultura popular nordestina.
Qualidade
Segundo os repentistas, o festival surubinense, se destaca pela sua qualidade e tradição, tendo sido exaltado como um dos mais importantes de todo o estado de Pernambuco e, por conseguinte, do Nordeste.
O local
Nos últimos anos se realizava na Rua João Batista e desta vez chegou ao parque de exposições justamente num momento de uma mostra pecuária, onde o clima rural, com o gado servindo de cenário, relembra os primeiros momentos da cantoria quando esses poetas populares atravessavam a noite em desafios nas casas de fazendas cantando para um público fiel e apaixonado.
A homenagem
Neste ano, o poeta repentista Antônio Estado completa seu centenário de nascimento e receberá as homenagens dos realizadores do evento. Curiosamente, dele, pode-se dizer que, por ter nascido no povoado do Tambor, foi bom-jardinense até o ano de 1928 quando Surubim emancipou-se de Bom Jardim.
Surubinense
Foi surubinense até 1991 quando o Tambor passou a fazer parte do novo município de Vertente do Lério. No entanto, passou sua vida profundamente identificado com Surubim onde residia e seu nome é merecidamente lembrado como um dos artistas populares mais importantes da História do município.
As duplas
As duplas que se apresentarão na noitada são, Raimundo Caetano e Rogério Menezes; Jonas Bezerra e Ismael Pereira; João Lourenço e Hipólito Moura; Edvaldo Zuzu e Daniel Olímpio; Jairo Silva e Jéferson Silva; Felipe Pereira e André Santos; Edmilson Ferreira e Antônio Lisboa.
Os realizadores
Este Festival que vem sendo realizado há décadas por Nêgo do Mandurí e Fernando Guerra terá sua apresentação feita pelos poetas Felizardo Moura e Iponax Vila Nova, enquanto Klebson Oliveira será o declamador principal.
Sobre o homenageado
Antônio Félix da Costa, conhecido como Antônio Estado, nasceu em 26 de fevereiro de 1925 na comunidade do Tambor, então pertencente ao município de Bom Jardim - já que Surubim só se tornaria município três anos depois. Filho de Cícero Félix da Costa e Josefa Maria da Costa, casou-se aos 17 anos com Luiza Maria, com quem teve sete filhos. Três deles faleceram ainda na infância, e os quatro sobreviventes — Maria Luiz, José Antônio, Fernando e Miriam - foram criados com muito esforço e dedicação.
Programa
Em 1968, participou do programa de televisão “Cidade contra Cidade”, representando Surubim em um duelo poético contra um repentista de Bom Conselho, saindo-se vitorioso e conquistando o troféu para seu município.
Convidado
Depois de residir em Limoeiro e Carpina, Antônio Estado veio morar em Surubim e foi convidado pelo Monsenhor Ferreira Lima para cantar na recém-criada Rádio Surubim AM, onde permaneceu de sua fundação, em 1986, até 2004 — encerrando ali sua carreira poética.
Primeiro parceiro
Seu primeiro parceiro de cantoria foi Barra Lima, mas ao longo da vida dividiu os palcos com diversos outros poetas. Concluiu sua carreira artística fazendo dupla com Cosme Guabiraba.
A partida
Após enfrentar problemas de saúde, faleceu em 19 de setembro de 2006, aos 81 anos, deixando um legado importante na cultura popular nordestina.
Com o Correio do Agreste
