
Louro da Princesa: o calunga que mudou o transporte e foi recebido pelo presidente
23/08/2025 -
Por Tavares Neto
Lourival José da Silva, conhecido popularmente como Calunga de Caminhão ou Louro da Princesa do Agreste, foi um dos mais destacados empresários de Caruaru. Natural de Santa Cruz do Capibaribe, iniciou a vida trabalhando desde criança, descarregando caminhões que transportavam carvão para o Recife — tarefa que lhe rendeu o apelido de “Calunga”.

Com muita perseverança, conseguiu comprar seu primeiro caminhão usado e, posteriormente, mudou-se para Caruaru. Em seguida, adquiriu um ônibus e fundou a linha Princesa do Agreste, que ligava Caruaru a São Paulo, transportando nordestinos em busca de oportunidades de trabalho na maior cidade do país.
Visionário, Lourival expandiu os negócios. Passou a oferecer linhas também para o Rio de Janeiro, então capital do Brasil, além de diversas cidades nordestinas. Chegou a implantar a rota de Serra Talhada a São Paulo, aproveitando o intenso êxodo de trabalhadores nordestinos rumo ao Sudeste.

Casado com Maria Francisca da Silva, teve nove filhos. Entre eles, destacou-se Vadinho, que construiu carreira no futebol, jogando pelo Central de Caruaru, Santos (onde atuou ao lado de Pelé), São Paulo, Náutico e Sport Recife, além de se tornar empresário após pendurar as chuteiras.
O trabalho pioneiro de Lourival ganhou reconhecimento nacional. Foi homenageado pelo presidente João Goulart como o primeiro empresário a conectar o Nordeste à nova capital do país, Brasília, transportando os chamados “candangos” para ajudar na construção da cidade. A condecoração foi entregue em Caruaru por Leonel Brizola, então cunhado do presidente.

Politicamente, Lourival se declarava um homem de direita. Em 1963, sofreu um atentado no centro de Caruaru, sendo baleado na coxa direita por um militante supostamente ligado ao Partido Comunista. Posteriormente, descobriu-se que o agressor, na verdade, atuava infiltrado nos movimentos sindicais de esquerda a serviço da direita. O caso nunca resultou em prisão.
A trajetória de Lourival José da Silva foi interrompida tragicamente em 23 de agosto de 1973, quando faleceu em um acidente automobilístico na BR-232, no acesso a Caruaru. Seu Fusca colidiu com um caminhão.
Mesmo após mais de meio século de sua morte, seu nome segue presente na memória da cidade. Em homenagem, o então prefeito Drayton Nejaim batizou com seu nome uma das principais avenidas de Caruaru, símbolo do legado de um dos maiores empresários do agreste pernambucano.
*Tavares Neto é jornalista e radialista em Caruaru - PE.

Confira mais notícias
Ao utilizar nosso site e suas ferramentas, você concorda com a nossa Política de Privacidade.
Jornal O Poder - Política de Privacidade
Esta política estabelece como ocorre o tratamento dos dados pessoais dos visitantes dos sites dos
projetos
gerenciados pela Jornal O Poder.
As informações coletadas de usuários ao preencher formulários inclusos neste site serão utilizadas
apenas para
fins de comunicação de nossas ações.
O presente site utiliza a tecnologia de cookies, através dos quais não é possível identificar
diretamente o
usuário. Entretanto, a partir deles é possível saber informações mais generalizadas, como
geolocalização,
navegador utilizado e se o acesso é por desktop ou mobile, além de identificar outras informações
sobre
hábitos de navegação.
O usuário tem direito a obter, em relação aos dados tratados pelo nosso site, a qualquer momento, a
confirmação do armazenamento desses dados.
O consentimento do usuário titular dos dados será fornecido através do próprio site e seus
formulários
preenchidos.
De acordo com os termos estabelecidos nesta política, a Jornal O Poder não divulgará dados
pessoais.
Com o objetivo de garantir maior proteção das informações pessoais que estão no banco de dados, a
Jornal O Poder
implementa medidas contra ameaças físicas e técnicas, a fim de proteger todas as
informações pessoais para evitar uso e divulgação não autorizados.