
Amanha é o Dia do Corretor de Imóveis - Profissional que movimenta a economia e transforma vidas
26/08/2025 -
Filipe Andrade Lima*
Uma atividade que surgiu no país, ainda no início do século XIX, tem um papel primordial, nos dias atuais, na economia e no desenvolvimento de cidades. O corretor de imóveis movimenta a engrenagem do mercado imobiliário e consegue impulsionar a realização do sonho de quem busca um lar ou um ambiente de negócios para empresas operarem.
Registros históricos dão conta de que, em 1808, pessoas eram designadas a encontrar novas moradias para abrigar os nobres, vindos com a chegada da corte portuguesa ao país tupiniquim. Eram os primeiros intermediadores imobiliários. Hoje, sua atuação vai além de apresentar imóveis. Ele esclarece também clientes sobre etapas do processo de vendas, além de orientar interessados em imóveis sobre dúvidas jurídicas e comerciais. É um elo de confiança que se constrói entre compradores, vendedores e instituições envolvidas.
Nessa relação, também surge uma conexão indispensável para fortalecer e legitimar a atividade. É a atuação do tabelião de notas para oferecer respaldo jurídico e documental à transação imobiliária. Escrituras públicas, procurações, reconhecimentos de firma e certidões são instrumentos que asseguram a legalidade e evitam fraudes, tornando o trabalho do corretor mais confiável e protegido. O notário surge então como parceiro indispensável para garantir a validade legal e a segurança dos atos que envolvem compra e venda. Como resultado, acaba gerando a credibilidade e a relação do profissional com seus clientes.
Com a inovação também no mundo dos tabelionatos, a regulamentação da negociação ganha agilidade e segurança. Hoje, é possível realizar consultas, solicitar certidões eletrônicas e emitir escrituras digitais. Essas inovações reduzem prazos, eliminam burocracias e oferecem maior praticidade, permitindo ao corretor atender às solicitações de seus clientes com maior rapidez e eficiência.
No dia 27 de agosto, comemoramos não só o dia do corretor de imóveis, mas também a força dessa atividade que, ao longo do tempo, vem abrindo portas para sonhos e conquistas. É uma profissão que não movimenta apenas o setor e a economia, mas também transforma vidas.
*Filipe Andrade Lima é tabelião titular do Cartório Andrade Lima - 1º Ofício de Notas do Recife