
IA comenta artigo de Mauricio Rands e concorda: é fundamental usá-la de forma crítica
26/08/2025 -
Depois da publicação do artigo de Maurício Rands sobre os usuários não deixarem a IA pensar por eles, O Poder foi ouvir a opinião da própria IA. Resultado: não houve divergência com a conclusão da inteligência natural de Rands.
A resposta
"A IA é uma ferramenta que automatiza tarefas, analisa dados e aprimora processos, sendo usada em diversas áreas como atendimento ao cliente, marketing, gestão financeira e criação de conteúdo. Ela funciona através de softwares que simulam a inteligência humana para realizar funções como traduzir idiomas, fazer recomendações e reconhecer imagens".
A concordância
"No entanto, é essencial usar a IA de forma crítica, revisando suas respostas e não a usando como substituto da tomada de decisão humana, especialmente em questões éticas".
É uma ferramenta de apoio
Prossegue a IA: "A IA deve ser vista como um auxílio ao cérebro humano, não um substituto para o julgamento e a criatividade humana, especialmente em decisões que envolvem valores éticos e pessoais.
Responsabilidade e ética
Prossegue: "A IA pode ser comparada a um machado: uma ferramenta poderosa, mas que exige responsabilidade para não causar danos".
Releia o artigo de Rands
https://www.opoder.com.br/noticias/26547/busca-nos-chatbots-a-ia-e-ferramenta-nao-deixe-ela-pensar-por-voce