
Quaest: imagem negativa dos EUA dispara entre brasileiros. China tem a mais positiva
26/08/2025 -
A imagem desfavorável dos EUA disparou em um ano e meio e superou o índice de brasileiros que avaliam o país de forma positiva, mostra pesquisa Genial/Quaest divulgada hoje, terça-feira, 26/08. Em agosto de 2025, após três meses de tensões entre o governo americano e o Brasil, os Estados Unidos são mal vistos por 48% dos brasileiros. O índice dos que tem uma avaliação favorável do país reduziu 14 pontos porcentuais, indo a 44%, enquanto 8% dos entrevistados não soube responder. Em fevereiro de 2024, 58% dos brasileiros tinham uma opinião “favorável” sobre os EUA, enquanto 24% viam o país de modo “desfavorável”.

Agora o posto de favorito pertence à China
Há um ano e meio, segundo a pesquisa Genial/Quaest, os EUA eram o país mais bem visto pelos brasileiros. Agora, o posto pertence à China, vista de forma favorável por 49% dos brasileiros. A avaliação positiva dos chineses cresceu 11 pontos porcentuais, enquanto os que avaliavam a China de forma negativa reduziu 4 pontos porcentuais, indo de 41% para 37% dos entrevistados. A pior avaliada ainda é a Rússia, com 59% de opiniões desfavoráveis, seguida por Israel, com 50% de avaliações negativas. A avaliação da Argentina está dividida: 42% avaliam o país vizinho de forma favorável, enquanto 40% veem os argentinos de modo negativo.
A pesquisa Genial/Quaest entrevistou 2.004 brasileiros entre os dias 13 e 17/08. A margem de erro é de 2 pontos porcentuais e o índice de confiança é de 95%.