
De 2º a 5º lugar: Confira chaveamento e vantagens para o Naútico no quadrangular de acesso na Série C
27/08/2025 -
Já classificado para o quadrangular de acesso da Série C com 33 pontos e ocupando o 3º lugar na tabela, atrás apenas do Caxias e Ponte Preta, o Náutico agora busca terminar na melhor colocação possível para possuir vantagens e um melhor chaveamento na segunda fase da disputa nacional. O sonho do acesso para a Série B em 2026 segue vivo, mas ainda resta uma estrada a percorrer.
Vantagem
O Timbu só, nove vitórias, seis empates e três derrotas na Série C. possui uma vantagem de três pontos em relação aos dois adversários abaixo: Londrina e São Bernardo.
Última rodada
O Náutico chega para a última rodada da primeira fase da Série C com a classificação já garantida para o quadrangular de acesso e possibilidades de ainda terminar em quatro diferentes posições. Atualmente em 3º lugar e com 33 pontos, o Timbu ainda pode chegar até a vice-liderança, como também pode cair até a 5ª posição na tabela da Terceirona. Disputando posições na tabela, o clube alvirrubro recebe o Ituano neste sábado (30/08), às 17h, no estádio dos Aflitos.
2º lugar
Para reassumir o 2º lugar, o Náutico não depende apenas se suas próprias forças. O Timbu precisará vencer o seu confronto e torcer para um simples tropeço da Ponte Preta, atual vice-líder e com os mesmos 33 pontos, contra o Londrina. Os pernambucanos também podem assumir posição com um empate, caso a Macaca saia derrotada do seu confronto.
A posição na tabela
Restando uma rodada para o fim, o Timbu ainda pode terminar a primeira fase em quatro diferentes posições.
Os cenários
Confira os cenários e vantagens de acordo com a posição do Náutico ao fim da primeira fase.
Caso termine a fase regular da Série C na 2ª posição, o Náutico terá como adversários no quadrangular os 3º, 6º e 7º colocados. O Timbu iniciaria como visitante a disputa e encerraria decidindo nos Aflitos, em mandos de campo alternados.
3º lugar
Passando em 3º lugar a situação do chaveamento seria a mesma para o clube pernambucano, com a única mudança ficando por conta da ordem do mando de campo. Também realizando o último jogo em casa e o primeiro fora, os alvirrubros deixariam de ter mandos alternados, jogando a 2ª e 3ª rodada em casa, enquanto a 4ª e a 5ª como visitante.
Classificação em 4º
Classificando na 4ª posição, o Timbu teria pela frente o líder da primeira fase no chaveamento, Caxias, e ainda realizaria confrontos contra o 5º e 8º colocado. A situação do mando de campo seria idêntica de terminar em 3º lugar.
Pior cenário
O pior cenário para o Náutico é terminar a primeira fase fora do G4, apesar de chance hipotética. Tendo a mesma tabela de adversários que se terminasse em 4º lugar, o clube alvirrubro não jogaria a última partida do quadrangular em seus domínios, podendo decidir o acesso na condição de visitante.
O Poder
Foto: Gabriel França / CNC)