
Mobilidade - Ministro Rui Costa garante que transferência de Metrô do Recife para o estado será assinada "nas próximas semanas
28/08/2025 -
A assinatura da transferência da gestão do Metrô do Recife do governo federal para o Governo de Pernambuco deverá ser feita em até duas semanas. A garantiu foi do o ministro da Casa Civil, Rui Costa. Na prática, esse será o primeiro passo para que a operação do sistema, vinculado à Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), seja concedida à iniciativa privada.
O repasse
Em entrevista, o ministro lembrou que o repasse da gestão, feita desde 1985 pela Superintendência de Trens Urbanos do Recife (Metrorec), entidade vinculada à Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), uma empresa estatal federal ligada ao Ministério das Cidades, é o passo que antecede a concessão do sistema à iniciativa privada.
"Eu diria que em mais uma ou duas semanas vamos ter finalizado o diálogo. Vamos fazer nas próximas semanas a assinatura dos documentos transferindo [a administração] para o governo do estado", afirmou Rui Costa.
Leião
Depois do repasse, será feito o leilão da operação. "A nossa prioridade é a população. Todos os empregados terão garantia dos seus empregos, mas a gente não pode prejudicar a população do Grande Recife com um serviço de má qualidade como hoje eles têm", completou o ministro.
Modernizar
Além do repasse, de acordo com o ministro, o governo federal fará investimento de R$ 3 bilhões para modernizar o modal de metrô e o VLT. Segundo dados da CBTU Recife, as linhas Centro, Sul e Diesel atendem a 138 mil passageiros por dia, em 37 estações - atingindo diretamente Recife, Jaboatão dos Guararapes, Camaragibe e Cabo de Santo Agostinho.(O Poder)