
Sujou geral - Operação revela que PCC opera no coração da Faria Lima
28/08/2025 -
Inacreditável a dimensão do crime organizado no Brasil. A Faria Lima maior centro financeiro e de negócios da América Latina, símbolo do capitalismo brasileiro foi, literalmente ocupada pelo PCC.
A megaoperação da Receita Federal e de outros órgãos de segurança, na manhã de hoje, quinta-feira (28/08), revelou que o PCC (Primeiro Comando da Capital) geria pelo menos 40 fundos de investimentos com um patrimônio estimado em R$ 30 bilhões. O montante, oriundo do esquema de lavagem de dinheiro, é obtido a partir de fraudes no mercado de combustíveis.
Bens
O PCC adquiriu, utilizando os serviços de Fintechs que operam na Faria Lima, uma enorme relações de bens, tendo sido já identificados:
-1600 caminhões;
-Quatro usinas produtoras de álcool;
-Um terminal portuário:
-Mais de 100 imóveis, incluindo
seis fazendas no interior de SP e
Uma casa de R$ 13 milhões na praia de Troncoso, Bahia.
Como operam as Fintechs
Fintechs (financial technologies) são empresas que utilizam tecnologia e inovação para oferecer produtos e serviços financeiros de forma mais simples, rápida, acessível e com taxas mais baixas que as instituições tradicionais. Elas abrangem uma vasta gama de serviços, incluindo bancos digitais, carteiras virtuais, pagamentos online, crédito, investimentos automatizados e gestão financeira, com o objetivo de descomplicar e tornar o setor financeiro mais eficiente para os clientes.
O Brasil é o mundo
Assistem, perplexos, ao avanço e a ousadia sem limites do crime, cada vez mais organizado. Para cada criminoso capturado, outros dez continuam operando no mercado.