
Mobilidade - Linha Sul do Metrô do Recife chega ao terceiro dia sem funcionar após curtos-circuitos
29/08/2025 -
Mais de 60 mil pessoas afetadas. Chegou ao terceiro dia, hoje, sexta-feira (29/08), a paralisação na Linha Sul do Metrô do Recife. O ramal parou de funcionar na quarta-feira (27/08), quando uma série de curtos-circuitos afetaram a rede elétrica do sistema. Desde então, passageiros têm enfrentado dificuldades para se locomover pela Região Metropolitana.
Assinatura
A paralisação acontece às vésperas da assinatura da transferência da gestão do governo federal para o governo do estado, a Linha Sul do Metrô do Recife, causando transtornos aos usuários.
A interrupção
Desde a manhã de quarta-feira (27), o funcionamento da Linha Sul está interrompido. Um curto-circuito na rede aérea causou a suspensão do sistema. De acordo com a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), técnicos continuam trabalhando na área afetada na Linha Sul e, até o final da manhã desta sexta-feira, será feita uma nova avaliação para saber quando a linha deverá voltar a funcionar.
Os usuários
Cerca de 60 mil pessoas usam a Linha Sul do Metrô do Recife por dia. Todas as dez estações estão fechadas.
Contempla
A Linha Sul contempla as estações Largo da Paz, Imbiribeira, Antônio Falcão, Shopping, Tancredo Neves, Aeroporto, Porta Larga, Monte dos Guararapes, Prazeres e Cajueiro Seco.
A Linha Centro opera normalmente nos ramais Camaragibe e Jaboatão.
Os serviços
Os serviços de manutenção começaram na noite da quarta-feira, mas a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) não divulgou uma previsão para que a Linha Sul volte a funcionar. A Linha Centro não foi afetada.
O cabo
Segundo a CBTU, cabos de 3 mil volts de potência foram rompidos, e alguns chegaram a cair. A empresa disse que o processo de reparo é demorado, pois será necessária a recuperação total da parte de energização dos trens.
Reforço nos ônibus
As estações Joana Bezerra e Recife seguem funcionando, já que integram o ramal Centro, que não foi afetado pelos curtos-circuitos. Os terminais integrados de ônibus que ficam na Linha Sul também estão abertos. (O Poder)
