
João Lyra Neto sobre Lula: " É importante saber a hora de parar"
29/08/2025 -
O pai da governadora Raquel Lyra, o ex-governador de Pernambuco João Lyra Neto, reforçou, hoje, o processo de distanciamento da governadora do presidente Lula. Simbolicamente, foi o atual patriarca e líder do tradicional Grupo Lyra, que veio à sua base sinalizar que as relações do grupo com Lula já não são as mesmas e preparar terreno para que, uma opção presidencial diferente não choque os eleitores da base do poder familiar. João questionou por vários ângulos a candidatura de Lula. A entrevista vem em apoio aos atos recentes da governadora, que além de ter se ausentado de agendas de Janja e Lula, também tem mantido distância regulamentar de agendas ministeriais no Estado. Recentemente, também, a governadora apareceu em fotos ao lado de nomes de oposição a Lula, como Anderson Ferreira e Eduardo da Fonte.
A entrevista
O ex-governador João Lyra Neto (PSD) deu declarações, hoje sexta-feira (29/08), que têm sido interpretadas sinais de distanciamento para a principal base eleitoral da familia entre sua filha, a governadora Raquel Lyra (PSD), e o presidente Lula (PT). Em entrevista à Rádio Cultura, de Caruaru, o político comparou o presidente brasileiro ao ex-presidente dos Estados Unidos Joe Biden, que desistiu de concorrer a um novo mandato em 2024 por conta de problemas de saúde e da baixa popularidade. João Lyra realçou os 79 anos de Lula, disse ter dúvidas se ele disputará a reeleição e sugeriu que em todas as atividades “é importante saber a hora de parar”.
Ser ou não ser
“Falam que o presidente Lula não é candidato à reeleição. Eu tenho minhas dúvidas. O Biden foi candidato à reeleição e na pré-campanha desistiu porque percebeu que não tinha mais condições de ser candidato a presidente da República. Lula já cumpriu três mandatos. Daqui a um ano, a avaliação da sociedade, nessa velocidade que nós temos nas redes sociais, é que vai definir se Lula deve ser candidato ou não”, declarou o ex-governador.
Apoios e aprovação
João Lyra também avaliou que, embora apoios e articulações políticas sejam importantes, a reeleição depende da aprovação da gestão. Nesse sentido, apontou que falta um ano até o pleito e disse que Lula deve ponderar se o país precisa que ele seja candidato. “[Lula] agora tem que avaliar se ele tem a condição de ser o candidato que o Brasil precisa”, assinalou.
Parceria bolsonarista
As declarações acontecem poucos dias depois de a governadora Raquel Lyra ensaiar uma reaproximação do PL, principal rival de Lula. Embora a gestora nunca tenha rompido com o presidente estadual da sigla, Anderson Ferreira, lá atrás cedeu cargos ocupados por indicações dos liberais para o PP, o que estremeceu a relação com parte da bancada bolsonarista na Assembleia Legislativa (Alepe). No início deste mês, dois deputados do PL que estavam afastados do Palácio do Campo das Princesas se reaproximaram, o que selou a parceria com o PL.
Agora
O balão foi lançado em Caruaru. Aguardar as repercussões e a marcha dos acontecimentos.
