
Terremoto no Afeganistão deixa mais de 800 mortos e centenas de feridos
01/09/2025 -
Um terremoto de magnitude 6 deixou mais de 800 pessoas mortas e ao menos 2.800 feridos após atingir a região leste do Afeganistão, perto da fronteira com o Paquistão, ontem, 31/08 , informou Zabihullah Mujahid, porta-voz do Talibã. O USGS, Serviço Geológico dos Estados Unidos, informou que o tremor foi registrado a 27 km de Jalalabad, na província de Nangarhar. A profundidade foi de 8 km, o que é considerado raso para especialistas, que alertam que quanto mais próximo à superfície, mais danos pode causar. O terremoto ocorreu às 23h47, horário local. Modelos do USGS estimam que o tremor poderia resultar em centenas de mortes.
O número de mortos deve aumentar nas próximas horas
Quase meio milhão de pessoas provavelmente sentiram tremores fortes a muito fortes, o que pode resultar em danos consideráveis a estruturas mal construídas, de acordo com o USGS. “Infelizmente, o terremoto desta noite causou vítimas humanas e prejuízos financeiros em algumas de nossas províncias orientais”, publicou Mujahid na rede social X. Equipes de apoio da capital e das províncias vizinhas estão a caminho. Todos os recursos disponíveis serão utilizados para o resgate e socorro das pessoas”, acrescentou. O número de mortos deve aumentar nas próximas horas, conforme equipes de resgate avançam pelas áreas atingidas. Um alerta laranja foi emitido pelo sistema Pager do USGS, que prevê perdas econômicas e humanas após terremotos.

País já vivia crise humanitária
Mais da metade da população afegã, estimada em 42 milhões de pessoas, depende atualmente de ajuda internacional, segundo a ONU. A tragédia ocorre em meio a uma situação social e econômica já considerada crítica.