
Portugal: Sobe para 17 número de mortos em acidente no Elevador da Glória em Lisboa
04/09/2025 -
Ao menos 17 pessoas morreram após o descarrilamento ontem à tarde, 03/09, do Elevador da Glória, famoso bondinho de Lisboa, em Portugal, segundo informaram serviços de emergência. Quinze mortes haviam sido confirmadas ontem, dia do acidente. Hoje, 04/09, outras duas pessoas que estavam no hospital morreram. Mais de 20 pessoas ficaram feridas. Sete pessoas estão em estado grave, têm idades entre 24 e 65 anos, mas que há também uma criança de 3 anos, que teria tido ferimentos leves. Lisboa suspende funcionamento de 3 elevadores após acidente.
"Até o momento, não há registro de vítimas brasileiras"
Segundo o Ministério das Relações Exteriores do Brasil, "até o momento, não há registro de vítimas brasileiras". Em nota, o ministério prestou solidariedade ao governo e ao povo de Portugal. Não está claro quantos dos mortos e feridos estavam no bondinho e quantos eram pedestres. Vários feridos precisaram ser resgatados das ferragens do bondinho acidentado, mas todos os sobreviventes já foram levados para hospitais. Ainda não há informações oficiais sobre as causas do acidente e a nacionalidade das vítimas. Mas os serviços de emergência locais confirmam que há estrangeiros entre os mortos, além de portugueses. O acidente ocorreu às 18h15 no horário local, 14h15 em Brasília, perto da Avenida da Liberdade, uma das principais de Lisboa.

'O símbolo lisboeta'
O histórico Elevador da Glória, inaugurado em 1885, liga a região da Praça dos Restauradores, no coração da capital portuguesa, ao boêmio Bairro Alto. O percurso é de 275 m. e é feito em 3 minutos. Oficialmente chamado de "Ascensor da Glória", o bondinho leva 22 pessoas sentadas e 20 em pé e é um símbolo lisboeta. Atualmente, há 2 veículos em operação. Assim como os outros elevadores da cidade, o bondinho é utilizado pela população local, mas também é extremamente popular entre os turistas, e neste fim do verão na Europa, a capital portuguesa está recebendo muitos visitantes.
