
Anatel obriga todas as operadoras a usarem sistema contra telemarketing: "Não Me Perturbe"
04/09/2025 -
A Agência Nacional de Telecomunicações, Anatel, decidiu que todas as operadoras deverão aderir em até 60 dias ao "Não Me Perturbe", sistema em que consumidores podem optar por não receber chamadas de empresas. Após esse prazo, todas as prestadoras, incluindo as de pequeno porte, não poderão oferecer serviços por telefone para consumidores na lista do "Não Me Perturbe". A plataforma só era adotada por participantes do Sistema de Autorregulação das Telecomunicações (SART), órgão da Conexis Brasil que inclui operadoras como Claro, Vivo, TIM, Oi, Algar, Ligga e Sky. O site do serviço também lista outras 67 instituições financeiras. Agora, o sistema servirá como a plataforma oficial do setor contra chamadas indesejadas.
www.naomeperturbe.com.br
Segundo a Anatel, o "Não Me Perturbe" ajuda a evitar a oferta de produtos e serviços de empresas de telecomunicações, de telefone, TV e internet, e instituições financeiras, de empréstimo e cartão de crédito. É possível se inscrever em www.naomeperturbe.com.br. Apesar da proposta, muitos brasileiros ainda são incomodados por ligações excessivas. As chamadas continuam acontecendo porque empresas de vendas e até mesmo golpistas ignoram o cadastro do "Não Me Perturbe".
O Procon criticou o fim da obrigatoriedade do prefixo 0303 em ligações de telemarketing, anunciado pela Anatel no mês passado.
