
Sonho realizado - Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes apresenta balanço de regularização fundiária e habitação
04/09/2025 -
A Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes trabalha para reduzir o déficit habitacional, investindo na área da regularização fundiária como um direito social do cidadão.
Títulos
Este ano, a prefeitura, segundo o prefeito Mano Medeiros, entregou 262 títulos de propriedade e programa novos 1.095 nos próximos meses. Outros 3.324 títulos estão em andamento. Eles fazem parte das políticas públicas de urbanização de comunidades implementadas em parcerias com os governos estadual e federal.
Diálogo
De acordo com o prefeito Mano Medeiros, sua gestão mantém diálogo permanente com as instituições governamentais parceiras e com o legislativo municipal, estadual e federal.
“É importante esse trânsito entre os entes federativos, que permite a transformação social a cada título de propriedade entregue a cada cidadão”, avisa. O prefeito de Jaboatão reforça que a moradia digna representa o cumprimento de um compromisso. “É a nossa missão: reforçar a cidadania e a segurança, que constrói uma cidade mais justa e produtiva para todos”, destacou o prefeito.
O bairro
Em Jaboatão, bairro dos Guararapes, o Córrego do Balaio registra 209 títulos de propriedade, além de 133 escrituras prontas para entrega e 76 escrituras em processo no cartório. No bairro de Muribeca, são estimados 300 títulos de propriedades entregues ao final de todo processo, por enquanto, são 226 contratos assinados.
Sítio
Já no Sítio Bananeiras, na zona rural, foram 53 títulos de propriedade entregues nas mãos dos moradores. Outros 128 títulos de propriedade seguem os trâmites e já foram assinados pela Instituição de Condomínio pela Entidade Flor do Carmelo. Na Lagoa Olho D’água, conhecida como Lagoa do Náutico, 300 títulos de propriedade devem ser entregues até o final deste ano, de um total de 1.376 títulos.
Prazeres
Em Prazeres, na localidade da Perquímica, 120 títulos aguardam desdobramentos legais para serem assinados e entregues para os cidadãos. Em Cajueiro Seco, 500 títulos de propriedade aguardam análise jurídica. Outros 200 títulos de propriedade serão entregues na UR-06 até o final deste ano.
Parceria
Em parceria com o Novo PAC, outras 1.674 entregas de títulos de propriedade serão feitas. Desse total, 250 estão programados para o primeiro semestre de 2026. Estes são distribuídos entre Muribeca (700 títulos), Marcos Freire (274) e Lote 56 (700).
Foto: Josué da Mata