
Política - Hugo Motta nega reunião com Tarcísio para tratar de anistia
04/09/2025 -
O presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB) negou ter feito, até o momento, alguma reunião com o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, para discutirem avanços no projeto de lei que anistia condenados pelos atentados de 8 de janeiro de 2023.
Sinalizado
Hugo Motta tem sinalizado dificuldade em aprovar uma anistia ampla, geral e irrestrita, mas disse a aliados que o apoio a um texto que trate do assunto cresceu na Casa e que deverá pautar o assunto nas próximas semanas.
Oposição
Esta semana, parlamentares da oposição haviam dito que haveria um encontro entre os dois.
Negou
Perguntado após a sessão se isso ocorreria, Motta respondeu que não havia “nada previsto ainda”.
Telefone
O presidente disse que os dois se falaram por telefone, mas que não trataram da anistia aos condenados pelos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023.
Maior obstáculo
O maior obstáculo, porém, é o alcance do texto. Uma anistia ampla que beneficie Jair Bolsonaro e demais réus da trama golpista enfrenta resistência do STF (Supremo Tribunal Federal) e do presidente do Senado, Davi Alcolumbre.
Defendem
Eles defendem a aprovação de um projeto que diminua as penas por crimes democráticos e consequentemente as penas dos envolvidos na trama golpista e no 8 de janeiro. Logo, um texto fora desses termos poderia ou ser barrado no Senado ou ser alvo de uma ação de inconstitucionalidade na corte. (O Poder)