
Vou me Preparar para a Festa Cívica - Conto, por Romero Falcão*
05/09/2025 -
Lugar de Fala
Matilde, Tô pensando inovar nesse Sete de Setembro. É isso, tá certo, Febronio. Cada um é o que quer ser, fazer. Isso é lugar de fala, é assim que se diz, é assim, não é. É mais do que isso, comadre, isso é liberdade de expressão. Vou me preparar para a festa cívica. Aliás, já venho me preparando. Chega aqui na frente, comadre. Febronio aponta para o carro. Que legal, compadre. Mas o adesivo do vidro traseiro é muito grande. Não atrapalha a visão. De forma alguma, Matilde. A Casa Branca nunca atrapalha. Pelo contrário, amplia a visão.
Patriotismo é Feito Vitamina
Lá em casa, comadre, eu, a patroa e os filhos vamos carregar duas bandeirinhas - americana e brasileira - na avenida. Patriotismo é feito vitamina, nunca é demais. Olhe lá, Febronio, vi na TV, no Jornal Mundial, que excesso de vitamina causa Hipervitaminose. Ainda perde teu tempo, ouvindo lorota, comadre. No meu terreiro, não permito a família assistir a esse tal jornal.

Tenho um Bom Argumento
De qualquer forma, tenha cuidado, compadre, vá com calma. Não se preocupe. Sou um homem de bem, você sabe, Matilde. Além do mais, vou alargar as cores no desfile. Vou praticar a tal diversidade. No peito, o verde e amarelo. Na cabeça, a Disneylândia, nas mãos a bandeira em tecido vermelho, branco e azul. Cuidado, compadre. Relaxa, comadre. Tenho um bom argumento. O Brasil é um sistema Bicameral. Aqui na Terra há Bissexual. Então por que não pode haver Bipatriota.

Este texto é ficção. Qualquer semelhança é mera coincidência.
*Romero Falcão, é um cronista que se arrisca a fazer poema torto, autor do livro: Asas das Horas, com prefácio do Prof. José Nivaldo.
NR - Os artigos assinados refletem a opinião dos seus autores.
