
Última: STF tem maioria para condenar Bolsonaro por organização criminosa
11/09/2025 -
A ministra Cármen Lúcia, do Supremo Tribunal Federal, formou maioria na Primeira Turma da Corte para condenar o ex-presidente Jair Bolsonaro e outros sete réus por organização criminosa, devido à participação no que seria um plano de golpe contra o resultado das eleições de 2022. Com isso, já há maioria para que os réus sejam condenados pelo crime. O placar está em 3 a 1. Em relação ao crime, resta apenas o voto de Cristiano Zanin, mas já não há como reverter o resultado pela condenação dos réus por organização criminosa.
PGR apresentou "prova cabal" dos ataques às instituições
Cármen Lúcia, afirmou hoje, durante voto que pode formar maioria na Corte para condenar o ex-presidente Jair Bolsonaro à prisão, que a PGR apresentou "prova cabal" dos ataques às instituições. "A Procuradora-Geral da República afirmou exatamente, e acho e já antecipo, que fez prova cabal de que o grupo, liderado por Jair Messias Bolsonaro, composto por figuras chaves do governo, das Forças Armadas e de órgãos de inteligência, desenvolveu e implementou plano progressivo e sistemático de ataque às instituições democráticas", disse a ministra".

Cármen Lúcia também afirmou que "há prova nos autos de empreitada criminosa dos réus que se usaram de milícia digital para propagação de ataques ao judiciário e de forma especial a justiça eleitoral e a urna eletrônica".