
Boletim médico: Bolsonaro tem quadro de anemia e removeu oito lesões de pele
15/09/2025 -
Exames laboratoriais apontaram que o ex-presidente Jair Messias Bolsonaro possui um quadro de anemia por deficiência de ferro, segundo boletim médico divulgado ontem, 14/09. Bolsonaro deixou o hospital DF Star, em Brasília, por volta das 14h00 deste domingo após realizar um procedimento na pele. Essa foi a primeira vez que Bolsonaro saiu de sua casa, onde está em prisão domiciliar, desde que foi condenado pelo STF. De acordo com o boletim, o ex-presidente realizou exames laboratoriais, exame de imagem e a retirada cirúrgica de lesões cutâneas. Em entrevista à imprensa na saída do hospital, o chefe da equipe médica, Dr. Cláudio Birolini, afirmou que a intervenção cirúrgica ocorreu sem intercorrências e dentro do esperado.

Dr. Cláudio Birolini: "Nós seguiremos acompanhando ele de perto"
Os exames laboratoriais evidenciaram quadro de anemia por deficiência de ferro e a tomografia de tórax mostrou imagem residual de pneumonia recente por broncoaspiração. Conforme a equipe médica, foi realizada a remoção cirúrgica de oito lesões de pele, localizadas no tronco e no membro superior direito. "Ele é um senhor de 70 anos que passou por diversas intervenções cirúrgicas. Ele está bastante fragilizado por essa situação toda. Hoje, de novidade, identificamos que ele está com um pouco de anemia. Isso, provavelmente, por ter se alimentando mal neste último mês. Nós seguiremos acompanhando ele de perto", afirmou Birolini.
Boletim médico de Bolsonaro
A equipe médica informou ainda que, nos próximos dias, vai disponibilizar o resultado da análise das lesões da pele para definição diagnóstica e avaliação de necessidade de complementação terapêutica. Bolsonaro deverá seguir tratamento da hipertensão arterial, do refluxo gastro-esofágico e medidas preventivas de broncoaspiração. "Ele mantém ainda um quadro eventual de soluços. Ele está se alimentando menos do que nós gostaríamos, mas tem se alimentado. O refluxo melhorou, mas ainda persiste. A pressão está sendo tratada", afirmou Birolini. Ainda segundo o boletim, Bolsonaro recebeu reposição de ferro por via endovenosa.