
Morre o ator e diretor Robert Redford, aos 89 anos, ícone do cinema americano
16/09/2025 -
O ator e cineasta Robert Redford, vencedor do Oscar, morreu aos 89 anos. A informação foi divulgada pelo New York Times e confirmada por Cindi Berger, diretora-executiva da Rogers & Cowan PMK, empresa que cuidava da imagem do artista. Segundo ela, Redford morreu enquanto dormia, mas a causa não foi revelada.
Robert morreu “nas montanhas de Utah, o lugar que ele amava, cercado por aqueles que amava. Sentiremos muita falta dele. A família pede privacidade", diz o comunicado.

Robert Redford
Considerado um dos grandes nomes de Hollywood, Redford construiu carreira sólida tanto diante quanto atrás das câmeras. Tornou-se estrela nos anos 1960 e marcou época em clássicos como 'Butch Cassidy' (1969), 'Golpe de Mestre' (1973) e 'Todos os Homens do Presidente' (1976), papéis que o consagraram como símbolo de carisma e elegância. Em 1980, venceu o Oscar de melhor diretor por 'Gente como a Gente' e, em 2002, recebeu a estatueta honorária por sua contribuição ao cinema mundial. Também foi responsável pela criação do Instituto Sundance, que originou o festival homônimo, hoje uma das principais plataformas para o cinema independente. Fora das telas, destacou-se como produtor, ativista ambiental e voz influente em causas sociais. Redford deixa como legado uma obra que combinou sucesso artístico, engajamento político e compromisso cultural.
