
Saúde - Imóveis são desapropriados para a construção de uma USF no Recife
17/09/2025 -
A Prefeitura do Recife está desapropriando dois imóveis, no bairro do Prado, para a construção da Unidade de Saúde da Família Mais (USF +) Nova Prado. O serviço beneficiará 12 mil pessoas, residentes no mesmo bairro, além do Zumbi e Comunidade Berardo, na Madalena.
O anúncio
O anúncio foi feito pelo prefeito João Campos em sua rede social, ontem, terça-feira (16/09).
O território
Esse território, conforme o gestor, é descoberto pela Estratégia de Saúde da Família (ESF) e, com a expansão da Atenção Básica no Recife, seus moradores passam a receber visitas domiciliares dos agentes comunitários de saúde, consultas com médicos, enfermeiros, saúde bucal, pré-natal, vacinação, assistência farmacêutica, planejamento familiar, programa de controle do diabetes e hipertensão, entre outros atendimentos.
“Estou assinando agora o decreto de desapropriação de dois imóveis na Rua da Lama, onde vai ser construída uma nova unidade de saúde para beneficiar Zumbi, Berardo e Prado. A desapropriação vai ser feita de forma imediata para, no próximo ano, começar a obra de construção da unidade”, afirmou o prefeito João Campos.
Localizados
Os imóveis desapropriados estão localizados nas ruas Gomes Taborda, nº 256, e Ulysses Pernambucano, nº 37, totalizando uma área de 980,45 metros quadrados e um investimento de R$ 1.440.166,00, com recursos do tesouro municipal, viabilizados através de emenda do deputado federal Eriberto Medeiros. Com o terreno, será elaborado o projeto executivo, e a expectativa é de entrega da unidade em 2026. O serviço terá quatro equipes de Saúde da Família e quatro de saúde bucal, funcionando em horário ampliado, das 7h às 19h. Desde 2023, 61 USFs + foram entregues à população do Recife.
Foto: Hélia Scheppa/Prefeitura do Recife