
Mobilidade - Paraibano Alex Azevedo é empossado como diretor da ANTT e garante consolidar protagonismo na modernização da infraestrutura de transportes no Brasil
17/09/2025 -
Em solenidade realizada ontem, terça-feira (06/09), em Brasília, o paraibano Alex Antônio de Azevedo Cruz, foi empossado como diretor da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). Na mesma cerimônia realizada no auditório da sede da ANTT, tomou posse o novo diretor-geral, Guilherme Theo Sampaio.
Convidados
O evento, acompanhado por cerca de 500 pessoas, reuniu parlamentares, autoridades do Executivo e do Judiciário, dirigentes de órgãos de controle, representantes do setor produtivo e do setor regulado, além de servidores e colaboradores da Agência, simbolizando a centralidade da instituição no ciclo de investimentos em infraestrutura que projeta transformar a logística do país.
Reflexão
Paraibano de 62 anos, Alex Azevedo dedicou grande parte do discurso a uma reflexão sobre sua trajetória e a dimensão humana do transporte. Em sua fala, explicou bastante que sua atuação será pautada em humanidade, ética e compromisso regional.
Peso simbólico
Com mais de três décadas de serviço público, destacou o peso simbólico de ver familiares e conterrâneos presentes na cerimônia, marcando um momento de emoção pessoal e profissional.
“Cada usuário representa uma vida, uma família que deposita confiança no sistema de transporte regulado pela Agência. Essa responsabilidade é profundamente humana e ética. Assumo este cargo com diálogo, firmeza, sensibilidade e compromisso de buscar soluções que garantam eficiência, integração nacional e competitividade logística ao Brasil”, afirmou o novo diretor.
Desafios
Ele também fez questão de situar os desafios específicos do Nordeste, destacando a expectativa em torno da Transnordestina, ferrovia que terá em outubro seu primeiro trecho em operação entre Piauí e Ceará.
“É uma obra de décadas, que começa a se concretizar. São 680 quilômetros e a ANTT tem papel central em garantir que ela cumpra sua função de integrar a região e abrir novas oportunidades de desenvolvimento. Esse será um dos nossos grandes focos”, completou o novo diretor.
Harmonia
As falas dos demais diretores da ANTT reforçaram o clima de coesão, harmonia, respeito, amizade e expectativa em torno da nova composição da diretoria colegiada, agora completa.
Destacou
O diretor da ANTT, Felipe Queiroz, destacou a importância de consolidar a Agência não apenas como a principal reguladora do Brasil, mas como referência internacional.
“Temos quatro dimensões estratégicas que precisam nos guiar: pessoas, inovação, sustentabilidade e segurança. É assim que vamos projetar a ANTT além das fronteiras, tornando-a modelo no continente. A gestão anterior consolidou a ANTT como melhor agência reguladora do Brasil, mas agora o sarrafo subiu. Se nos mantivermos assim, não teremos feito nada além da nossa obrigação. A missão agora é tornar a ANTT na maior e melhor agência do continente”, afirmou Queiroz.
Quem são os novos diretores da ANTT
Mineiro e advogado licenciado, o novo diretor-geral da ANTT, Guilherme Theo Sampaio, já integrava a diretoria colegiada da ANTT desde 2021 e exercia interinamente a direção-geral desde fevereiro deste ano, em decorrência do término do mandato do ex diretor-geral, Rafael Vitale. No discurso de posse, mesclou emoção pessoal e firmeza técnica.
Ambiente regulatório sólido
Para ele, o Brasil precisa de um ambiente regulatório sólido, que dê segurança a quem investe e confiança a quem utiliza os serviços. "Nossa missão é garantir que cada contrato, cada decisão e cada regulação seja um instrumento de desenvolvimento nacional, sempre com foco no usuário”, reforçou o novo diretor-geral.
Presença
Além dos novos diretores, a solenidade contou com a presença de nomes de peso, como o senador Marcos Rogério, presidente da Comissão de Infraestrutura do Senado Federal; o secretário executivo do Ministério dos Transportes, George Santoro, representando o ministro Renan Filho; os diretores da ANTT, Felipe Queiroz e Amaral Filho; e o presidente da Confederação Nacional do Transporte (CNT), Vander Costa. O presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), Vital do Rêgo Filho, também prestigiou o evento.
Consolida
A posse marca a consolidação de um processo que se estendeu pelos últimos meses: após sabatina na Comissão de Infraestrutura e aprovação em Plenário, os nomes foram confirmados pelo Senado Federal e, em seguida, nomeados oficialmente pelo Presidente da República.
Completa
Agora, com a formalização, a diretoria colegiada da Agência está completa e inicia-se um ciclo de cinco anos de mandato em um momento estratégico: o maior volume de investimentos privados em transportes e infraestrutura terrestre da história nacional.
O Poder com assessoria ANTT