
Investigação - Operação da Polícia Federal cumpre mandados contra corrupção eleitoral em Cruz do Espírito Santo na Paraíba
17/09/2025 -
A Polícia Federal realizou, na manhã de hoje, quarta-feira (17/09), uma operação contra crimes eleitorais cometidos durante as eleições municipais em Cruz do Espírito Santo, na Paraíba. Foram cumpridos três mandados de busca e apreensão.
Os alvos
De acordo com a PF, os alvos da investigação são suspeitos do crime de corrupção eleitoral. No entanto, não detalhou quem são os investigados e nem como o crime teria ocorrido. A ação, chamada de Operação Madeira de Lei, foi determinada pela 3ª Zona Eleitoral de Santa Rita.
Corrupção
O artigo 299 do Código Eleitoral define a corrupção eleitoral como o ato de oferecer, prometer, dar ou receber vantagens indevidas, como dinheiro, bens ou favores, em troca de votos. O crime prevê pena de reclusão de um a quatro anos, além de multa.
Segundo caso
Esse é o segundo caso envolvendo crimes eleitorais descobertos pela Justiça esta semana na Paraíba. Ontem, terça-feira (16/09), a polícia divulgou um vídeo em que o prefeito da cidade de Caaporã, no Litoral Sul da Paraíba, Francisco Nazário de Oliveira (Chico Nazário – União Brasil), aparece recebendo uma bolsa com ‘dinheiro vivo’. O montante filmado, algo em torno de R$ 400 mil, teria sido entregue às vésperas da campanha eleitoral do ano passado. (O Poder)