
Fogo - Incêndio florestal no Sertão da Paraíba já consumiu 40 por cento da vegetação nativa em serra
18/09/2025 -
O incêndio florestal de grandes proporções na serra do Cruzeiro, na cidade de São José do Bonfim , no Sertão da Paraíba, chega ao sexto dia e já consumiu cerca de 40% da vegetação nativa no local. Desde o início no último sábado (13/09), o Corpo de Bombeiros montou uma operação para conter as chamas.
400 hectares
De acordo com o Corpo de Bombeiros, a serra do Cruzeiro tem 400 hectares no geral e até o momento foram consumidos o equivalente a 160 hectares em vegetação. Por conta do incêndio, animais de pequeno porte foram encontrados mortos por conta do fogo.
Alvo
O tenente-coronel o tenente-coronel Danilo Galvão, que tem atuado no combate ao incêndio, informou que a área atingida é comumente alvo de incêndios criminosos, nas quais pessoas colocam fogo intencionalmente com o objetivo de "limpar terrenos" e também a ação de caçadores de animais, que para encontrar os bichos mais facilmente, ateiam as chamas.
Explicou
O bombeiro explicou que devido a região que acontece o incêndio há problemas no acesso dos veículos, a mata fechada para o acesso por terra e também o fato do terreno ser íngreme.
Á água
A água utilizada para apagar o fogo é levada nas costas dos agentes, porque os carros que poderiam ser usados para levar o material não conseguem ter acesso ao local. A serra também é distante de lugares em que o líquido está disponível para reabastecimento, segundo os Bombeiros.
A suspeita
A suspeita da Polícia Civil é que o incêndio tenha sido causado por caçadores de animais tendo sido iniciado de forma criminosa. Um inquérito foi aberto pela PC para investigar as causas do incêndio e localizar os responsáveis pelo crime ambiental.
Novos focos
Após ter fogo controlado durante a manhã desta quarta-feira (17/09), novos focos do incêndio surgiram na mata da serra do Cruzeiro, segundo o Corpo de Bombeiros da região. O incêndio florestal já dura seis dias.?No entanto, o fogo voltou a surgir após o entardecer com o aumento da temperatura, segundo o Corpo de Bombeiros.
Medidas
De acordo com a Polícia Civil, medidas de segurança para diminuir o risco de reincidências de incêndios na região estão sendo adotadas pelo Corpo de Bombeiros em conjunto com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e a Secretaria de Meio Ambiente da Paraíba.
Não deixou pessoas feridas
O incêndio não deixou pessoas feridas, tendo em vista que a região de mata por onde o fogo se alastrou se tratava de um local de difícil acesso. A área total afetada pelas chamas ainda não foi calculada pelos bombeiros. Esse procedimento será realizado apenas quando não houver nenhum risco de novos focos de incêndio.
Severino Lopes
O Poder
Fotos: Major Galvão/Corpo de Bombeiros
