
Lula embarca para NY após semana marcada por polêmicas sobre vistos. Padilha terá acesso limitado no país
19/09/2025 -
O presidente Lula tem previsão de embarque para Nova York domingo, 21/09, para participar 80ª Assembleia Geral da ONU, Organização das Nações Unidas, que acontece entre segunda-feira, 22/09, e quarta-feira, 24/09. A semana, porém, foi marcada por polêmicas sobre vistos para os EUA. A revogação do documento para entrada no país é um dos tipos de sanções adotadas pelo governo de Donald Trump contra autoridades brasileiras. Lula está com o visto vigente e tem presença confirmada no evento. No entanto, a comitiva que o acompanhará ainda não está definida e pode ser reduzida, a depender da emissão ou não de vistos pela parte norte-americana.

Alexandre Padilha
O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, recebeu ontem, 18/09, seu visto. Ele foi convidado para participar da conferência internacional da Opas, Organização Pan-Americana da Saúde, além do evento principal. "Eu recebi o visto hoje daquilo que é uma obrigação de um país que tem um acordo sede com o organismo internacional da ONU e da Opas, que tem que garantir o acesso", afirmou o ministro. Padilha estava com seu visto vencido desde 2024. Em agosto, o governo norte-americano cancelou os vistos de sua esposa e filha de 10 anos. A medida também atingiu servidores federais que, em 2013, participaram da execução do programa Mais Médicos, criado durante a gestão da então presidente Dilma Rousseff. Só que os EUA restringem circulação de Padilha em Nova York a 5 quarteirões de hotel e reuniões na ONU
No acordo de sede da ONU nos EUA existe uma obrigação para o país oferecer vistos para participação na Assembleia Geral. Segundo o Itamaraty, qualquer medida que não se conforme com o estabelecido no acordo é uma violação legal.