
Destaque - Jaboatão conquista 2º lugar no ranking nacional com novo modelo de atendimento em saúde
19/09/2025 -
O município do Jaboatão dos Guararapes alcançou um feito inédito na saúde pública e passou a figurar entre os destaques nacionais com a implantação da Oferta de Cuidados Integrados (OCI). O município, que já havia assumido a liderança estadual na execução de cirurgias eletivas e de OCI, agora aparece como o segundo maior executor do país no primeiro semestre de 2025, com mais de 12 mil atendimentos realizados em apenas seis meses.
Os dados
Os dados são do Ministério da Saúde, mostrados no dia 10 de setembro, na reunião do Conselho Nacional de Saúde.
O modelo
O modelo adotado, dentro do Programa “Agora Tem Especialistas”, do Ministério da Saúde, reorganiza os fluxos de atendimento entre a Atenção Primária e a Atenção Ambulatorial Especializada, permitindo diagnósticos mais rápidos, acesso ágil a especialistas e a realização de cirurgias em prazos menores. Só nas áreas de oftalmologia, cardiologia e ortopedia, milhares de usuários já foram beneficiados com a nova lógica de atendimento.
Gestão comprometida
O prefeito Mano Medeiros ressalta que o destaque nacional é fruto de uma gestão comprometida com resultados concretos.
“Jaboatão mostrou que é possível transformar a rede municipal de saúde com organização, inovação e compromisso com a população. Estar em primeiro no Estado no programa de cirurgias eletivas é a prova de que nossa gestão tem capacidade de resposta e está fazendo a saúde andar no ritmo que o povo precisa. Além disso, Jaboatão assume como o segundo município do Brasil no novo processo de OCI, marca o caráter de vanguarda do município" destacou o gestor.
A secretária de Saúde, Zelma Pessôa, enfatiza que o modelo de Oferta de Cuidados Integrados mudou a forma de cuidar da população.
Os atendimentos
Entre janeiro e junho, foram 12.574 atendimentos em OCI, número que se somou a 5.354 procedimentos apenas em julho. Já no campo das cirurgias eletivas, Jaboatão liderou em Pernambuco com 6.354 procedimentos realizados no semestre, a exemplo da cirurgia de catarata, hoje realizadas em até 45 dias após a consulta com o especialista.
Expansão
O avanço do programa também se reflete na expansão da rede de prestadores credenciados. O município passa a contar com a primeira clínica privada habilitada para oferecer serviços pelo Sistema Único de Saúde (SUS), em parceria com o Ministério da Saúde.
Possibilita
A medida possibilita que unidades particulares prestem atendimento como forma de amortização de débitos junto ao sistema público, garantindo mais agilidade na realização de procedimentos.
Primeira credenciada
A primeira credenciada em Jaboatão dos Guararapes é a Clinicall Saúde Integrada (Policlínica de Piedade), que realizará em média 100 cirurgias eletivas por mês, contemplando procedimentos como adenoidectomia, amigdalectomia, septoplastia reparadora, tratamento de varizes, cirurgias ortopédicas do joelho e procedimentos em oncologia.
Oficializada
A proposta foi oficializada pelo Ministério da Saúde por meio do Termo de Concordância do Departamento de Estratégias para a Expansão e Qualificação da Atenção Especializada (DEEQAE/SAES/MS), que atestou a aptidão técnica da unidade.
Adesão
Segundo a gestão municipal, a adesão de novos prestadores reforça o compromisso em reduzir filas e ampliar a resolutividade da rede. “Esse passo é decisivo para garantirmos que a população tenha acesso rápido e seguro a procedimentos especializados. O credenciamento de clínicas fortalece o SUS e amplia a capacidade do município em dar respostas efetivas às demandas em saúde”, afirmou o prefeito Mano Medeiros.
Consolida
Segundo a secretaria de Saúde, com os avanços, Jaboatão dos Guararapes se consolida como referência em saúde pública no Nordeste e no Brasil, fortalecendo o SUS municipal e garantindo mais eficiência, humanização e cuidado centrado nas necessidades do cidadão.