
Políticos, artistas e entidades diversas vão às ruas neste domingo contra PEC da blindagem e projeto da anistia
20/09/2025 -
Artistas, movimentos sociais e deputados iniciaram uma convocação para manifestações em todo o país, neste domingo (21/09), em resposta às aprovações da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Blindagem — que dá uma camada de proteção a mais a congressistas e a caciques partidários contra a Justiça — e da urgência da anistia aos golpistas do 8 de Janeiro. A reação nas ruas é capitaneada pela esquerda e visa aproveitar a rejeição mostrada em pesquisas recentes aos dois temas.
Pressão ao Senado
No caso da PEC, aprovada em dois turnos na Câmara, o foco de parlamentares governistas da Câmara e de figuras públicas é pressionar o Senado, onde alguns congressistas influentes já disseram que o texto não deve prosperar. Até a última sexta-feira (19/09), já havia manifestações confirmadas em Brasília (DF), Belém (PA), São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA), Recife (PE), Fortaleza (CE), Porto Alegre (RS) e Curitiba (PR).
Shows
Os eventos organizados contarão com shows de artistas famosos como Caetano Veloso, Gilberto Gil, Djavan, Anita e Daniela Mercury, entre outros, e parlamentares de várias legendas. “A PEC da bandidagem, que é o que é, PEC da bandidagem, tem que receber da sociedade brasileira uma resposta saudável, socialmente saudável. Uma manifestação de que grande parte da população brasileira não admite um negócio desses, ainda mais sendo agora, às pressas, levada à frente esse projeto de anistia”, afirmou Caetano.
“Absurdo autoritário”
Já a cantora Daniela Mercury qualificou a aprovação da PEC da Blindagem pela Câmara como um “absurdo autoritário”. “Senadores, contamos com vocês para impedir esse absurdo autoritário. A PEC da Blindagem vai contra tudo o que conquistamos de melhor na nossa democracia. Transparência é honestidade com quem paga os impostos, com as cidadãs e cidadãos brasileiros”, afirmou.