
Premiação- Bola de Ouro 2025 não tem um favorito claro pela primeira vez
22/09/2025 -
O anúncio do melhor do mundo e um brasileiro na disputa. A espera pela revelação do melhor jogador da temporada acaba hoje segunda-feira (22/09), com a entrega da Bola de Ouro 2025, às 16h (horário de Brasília). A cerimônia acontece no Théâtre du Châtelet, em Paris, e marca a 69ª edição do prêmio organizado pela revista "France Football". Entre os 30 candidatos ao troféu, Raphinha e Vini Jr. são os brasileiros indicados.
Sem favoritos
Diferentemente das edições anteriores, a corrida pela Bola de Ouro de 2025 se desenha como uma das mais equilibradas da última década, e quiçá, de todos os tempos.
Cinco jogadores
Cinco jogadores surgem como candidatos legítimos ao prêmio de melhor jogador do mundo, em uma cerimônia realizada no Théâtre du Châtelet, em Paris, na França: Ousmane Dembélé (PSG), Lamine Yamal (Barcelona), Raphinha (Barcelona), Mohamed Salah (Liverpool) e Vitinha (PSG).
Raphinha
Cada um, à sua maneira, construiu uma temporada de impacto e chega com argumentos sólidos para convencer os jurados de que merece levar a Bola de Ouro para casa. Raphinha, por exemplo, foi o jogador com mais participações em gols na temporada.
Somou
O brasileiro somou 39 gols e 25 assistências em 64 partidas - uma média de uma por jogo - e ainda ganhou o Campeonato Espanhol, a Copa do Rei e a Supercopa da Espanha pelo Barcelona.
Raphinha pode se tornar o primeiro brasileiro desde 2007 a vencer a Bola de Ouro - Vinicius Junior, na temporada passada, foi quem chegou mais perto, ao ficar em segundo lugar, perdendo a disputa para o espanhol Rodri, do Manchester City.
Kaká foi o último atleta do Brasil a levar o troféu.
Quem ganhou os mesmos títulos de Raphinha foi o jovem Lamine Yamal, de 18 anos, também indicado ao Troféu Kopa, entregue ao melhor jogador sub-21 da temporada.
Deve ganhar
Dembélé (deve ganhar a Bola de Ouro). Dembélé leva um ligeiro favoritismo na disputa pela premiação. Seus números na temporada, somados ao peso dos títulos conquistados com o Paris Saint-Germain, o transformam em um forte concorrente, mesmo que ele não tenha brilhado na Copa do Mundo de Clubes da Fifa.
O desempenho
Ao todo, o francês soma 51 participações em gols e quatro títulos na temporada: Liga dos Campeões, Campeonato Francês, Copa da França e Supercopa da França.
A premiação
A premiação, segundo a revista francesa criadora da Bola de Ouro, leva em consideração o desempenho dos jogadores na última temporada, desde o dia 1º de agosto de 2024 até o dia 2 de agosto de 2025. Todas as competições internacionais contam para a avaliação dos jurados, com exceção dos Jogos Olímpicos de 2024, que valeram para a edição anterior.
Os critérios
Segundo a "France Football", a Bola de Ouro segue três critérios principais em ordem de importância, sendo elas, “desempenhos individuais, caráter decisivo e impressionante”, “desempenhos coletivos e conquistas” e “classe e fair play”. (O Poder)