
Meio ambiente- Lideranças amazônicas entregam carta no Congresso e iniciam 53 projetos de sociobiodiversidade
23/09/2025 -
A defesa da sociobiodiversidade da Amazônia chega ao Congresso Nacional recentemente, quando mais de 300 lideranças indígenas, quilombolas, ribeirinhas e extrativistas entregam a Carta da Sociobiodiversidade 2025 durante sessão solene. O documento reúne reivindicações que vão desde o fortalecimento das economias da floresta até a garantia de direitos territoriais e a implementação de políticas públicas voltadas a povos e comunidades tradicionais.
Pontos
Entre os pontos destacados estão o apoio a cadeias produtivas como castanha, óleos vegetais, mel e pesca artesanal; o reconhecimento das práticas de proteção territorial realizadas pelas próprias comunidades; a criação de políticas de financiamento direto e simplificado; e a valorização do papel das mulheres e da juventude na conservação e no desenvolvimento sustentável.
O encontro
O encontro também marca o início de 53 novos projetos apoiados pelo Fundo LIRA (Legado Integrado da Região Amazônica), iniciativa do IPÊ – Instituto de Pesquisas Ecológicas. Até 2026, serão investidos R$6,8 milhões em ações que beneficiarão 26 Terras Indígenas, 30 Unidades de Conservação e um território quilombola, abrangendo cadeias produtivas da sociobiodiversidade, projetos de proteção e monitoramento territorial e iniciativas de desenvolvimento institucional.
Sobre o LIRA
O Fundo LIRA - Legado Integrado da Região Amazônica é uma iniciativa integrativa que potencializa ações de conservação da Amazônia, através de três componentes: 1) Financia projetos socioambientais com povos e comunidades tradicionais; 2) Gestão do Conhecimento e Inovação; e 3) Políticas Públicas socioambientais.
Articula
Articula uma rede de 125 organizações com atuação em 5 estados com bioma Amazônico, através da execução de 50 projetos em 59 áreas protegidas (terras indígenas e unidades de conservação) - promovendo conservação da biodiversidade, o bem viver de povos e comunidades tradicionais e resiliência climática.