
Análise - Ninguém é favorito para o Senado em PE pela pesquisa Big Data/CNN
23/09/2025 -
Eleições para o Senado costumam ser decididas a partir da composição das chapas, com as articulações nacionais e locais. E grandes surpresas eleitorais acontecem. Foi, por exemplo, o caso, entre muitos, do último pleito em Pernambuco. Havia uma vaga apenas em disputa. A atual senadora Teresa Leitão arrancou de quase nada para atingir no final quase 50% dos votos. Do outro lado, Gilson Machado chegou perto dos 30%.
Sem a moldura
Pesquisas para o Senado, a um ano da eleição, medem mais o potencial dos candidatos. Ou, comparando com a Fórmula Um, a formação do grid de largada de uma corrida em pista larga, sinuosa e muito dependente da ação nos boxes. Uma tela ainda sem moldura.
Nenhum favorito
Ninguém aparece, nessa pesquisa divulgada hoje em posição de favoritismo. Cada pesquisa tem sua metodologia. Seus cenários. Esta, pesquisou três possibilidades. Nome cotado, Gilson Machado não foi incluído, apesar de ter sido, como dito acima, o segundo mais votado em 2022. O que, de certo modo, limita mais a análise.
O que surpreende
O baixo percentual do Senador Humberto Costa. No primeiro mandato, conquistado em 2010, na chapa com Eduardo Campos, alcançou a segunda vaga com pouco mais de 3 milhões de votos, ficando atrás de Armando Monteiro, que conquistou a primeira vaga (39,8% X
38,8%) Já em 2018, Humberto foi o primeiro, com Jarbas em segundo. No entanto, viu sua votação despencar, tanto em termos absolutos quanto percentuais. Caiu para pouco mais e 1 milhão e 700 mil votos, equivalentes a 25,7% dos votos apurados. Jarbas veio atrás, com 21,5% e Mendonça Filho ficou em terceiro com 19,5%. Nada impede que Humberto não venha a ter uma grande votação no próximo ano. No entanto, o fator "recall", que teoricamente muito deveria lhe favorecer neste momento, em virtude dos relevantes cargos ocupados em quase 15 anos como senador (sem contar o histórico anterior) tem baixa influência nos números apurados. Em nenhum cenário Humberto se desgarra da situação de empate técnico pela liderança.
Os demais
Ninguém do segundo pelotão crava uma distância confortável para o terceiro, nos cenários avaliados. Ou seja, visto de hoje, sem articulações nem apoios, não existe "candidato natural". Nesse contexto, o senador Fernando Duere, com pouco tempo de mandato substituindo Jarbas Vasconcelos, avançou bastante. Aparece como um jogador que não pode liminarmente ser afastado do tabuleiro. Os demais, ocupam posições que correspondem, grosso modo, ao histórico e aos movimentos que têm sido feitos.
Vamos ver os números.
Cenário 1

Cenário 2

Cenário 3

Metodologia
Foram entrevistadas 1.200 pessoas em idade de votar, entre os dias 20 e 22 de setembro. A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%.

Confira mais notícias
Ao utilizar nosso site e suas ferramentas, você concorda com a nossa Política de Privacidade.
Jornal O Poder - Política de Privacidade
Esta política estabelece como ocorre o tratamento dos dados pessoais dos visitantes dos sites dos
projetos
gerenciados pela Jornal O Poder.
As informações coletadas de usuários ao preencher formulários inclusos neste site serão utilizadas
apenas para
fins de comunicação de nossas ações.
O presente site utiliza a tecnologia de cookies, através dos quais não é possível identificar
diretamente o
usuário. Entretanto, a partir deles é possível saber informações mais generalizadas, como
geolocalização,
navegador utilizado e se o acesso é por desktop ou mobile, além de identificar outras informações
sobre
hábitos de navegação.
O usuário tem direito a obter, em relação aos dados tratados pelo nosso site, a qualquer momento, a
confirmação do armazenamento desses dados.
O consentimento do usuário titular dos dados será fornecido através do próprio site e seus
formulários
preenchidos.
De acordo com os termos estabelecidos nesta política, a Jornal O Poder não divulgará dados
pessoais.
Com o objetivo de garantir maior proteção das informações pessoais que estão no banco de dados, a
Jornal O Poder
implementa medidas contra ameaças físicas e técnicas, a fim de proteger todas as
informações pessoais para evitar uso e divulgação não autorizados.