
Raquel não dá conta de administrar Túnel da Abolição e entrega para João Campos resolver
24/09/2025 -
Coisas incríveis acontecem nesta gestão estadual. Depois de dezenas de alagamentos, inclusive em dias firmes de sol, a administração Raquel Lyra desistiu de continuar administrando o Túnel da Abolição, no início da Avenida Caxangá, e empurrou o problema para a Prefeitura do arqui-rival João Campos. No momento, João lidera as pesquisas com 35 pontos de vantagem sobre a governadora. Pois bem, neste momento delicado, Raquel entrega ao adversário uma marca de incompetência da sua gestão, proporcionando ao prefeito a chance de resolver o problema e levar um símbolo comparativo de eficiência para uma possível campanha no próximo ano. Repetimos: é inacreditável.
O Prefeito
Atribuiu ao vice, seu provável sucessor caso se desincompatibileze para disputar o Governo, a tarefa de resolver o problema. Conhecendo o perfil realizador de Victor Marques, os observadores mais atentos acham que o problema será resolvido em breve, apesar de muitas dificuldades burocráticas no processo de transferência por parte do governo.

Sem mi mi mi
O Governo de Pernambuco realizou e considerou concluídas obras de requalificação no túnel, após a instalação de uma nova bomba de drenagem. Mas não deu certo. O túnel voltou a alagar. Registrou o Portal CBN: "Mesmo após a instalação de uma nova bomba de drenagem, o Túnel da Abolição, localizado no bairro da Madalena, voltou a alagar. O trânsito está sendo desviado no local, por agentes de trânsito da CTTU. Quem vem pela Rua José Osório, no sentido Avenida Abdias de Carvalho, deve seguir pela Avenida Caxangá ou voltar pelas vias que dão acesso à Avenida Visconde de Albuquerque e seguir pela Avenida Beira Rio, no sentido da Praça do Internacional.
O que o governo disse
A Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação do estado informou que o sistema provisório de bombeio parou de funcionar, mas que já foi normalizado. A gestão estadual ainda se comprometeu em reinstalar um sistema de bombeamento definitivo. Em uma semana. Não aconteceu.

Toma que o filho é teu
De acordo com o Governo de Pernambuco, as obras, que estavam paralisadas desde 2014, foram retomadas em 2023, e após a instalação da bomba de drenagem, o funcionamento do túnel passou a ser responsabilidade da Prefeitura do Recife. Como assim?
Por sua vez
A Prefeitura do Recife informou que não houve entrega efetiva do Túnel da Abolição por parte do Governo do Estado. Apesar do envio de um termo formal, os questionamentos técnicos apontados pela prefeitura seguem sem resposta. Relatórios elaborados por equipes da Emlurb apontaram a necessidade de esclarecimentos sobre infiltrações, impossibilidades de inspeção e pendências relativas à manutenção e acessibilidade da drenagem e da estrutura do equipamento.
Que confusão
Quem passa pelo local ainda se depara com uma placa em que diz que o Túnel da Abolição é administrado pelo Governo Estadual. No entanto, o vice-prefeito já fala como "novo dono" da túnel e arregaça as mangas para dar conta do desafio.

Fala Victor
“Esse é um túnel que foi construído e administrado pelo Governo do Estado de Pernambuco e as condições aqui hoje são de falta de cuidado claro. Tem problema nas pastilhas, problemas de infiltração, as bombas estão mal cuidadas, problemas elétricos. Aí você me pergunta: ‘de quem é a culpa?’ Eu não quero saber de quem é a culpa, a Prefeitura do Recife vai entrar para resolver esse problema. Se o Estado não teve condições operacionais de cuidar, a Prefeitura vai mostrar como se faz".