
Pesquisa Ipespe - Lula e STF aprovados. Câmara dos Deputados no fundo do poço. Confira
25/09/2025 -
Em julho, 43% dos brasileiros aprovavam o governo Lula contra 51% de desaprovação. Agora, segundo a pesquisa Pulso Brasil/Ipespe, 50% aprovam e 48% desaprovam. Os dados confirmam o chavão de que o mais importante na pesquisa é a tendência. Todos os institutos vinham mostrando um viés de recuperação de Lula mas, até agora, o governo permanecia desaprovado. Hoje, 25/09, segundo a pesquisa Pulso Brasil/Ipespe, as linhas se cruzaram e a aprovação ganha, dentro da margem de erro. O avanço é puxado por eleitores de esquerda, segmento onde a aprovação alcança 95%. Entre os eleitores de centro, Lula também é levemente aprovado (48%). Na classe média, a aprovação (51%) supera a desaprovação. A pesquisa alcançou a repercussão do tarifaço porém foi encerrada antes do discurso de Lula na ONU e da descontração do clima com os EUA.
A Câmara dos Deputados
70% dos entrevistados desaprovam a Câmara. Esse número, em julho, era de 63%. A aprovação, que era de 24% em julho, caiu para 18%. O diretor do Ipespe, sociólogo Antônio Lavareda, atribui esse movimento negativo, principalmente, a dois fatores: o motim de deputados no plenário e a aprovação da 'PEC da Blindagem'.

Senado
A desaprovação caiu dois pontos de julho para setembro, de 61 para 59%. A aprovação foi de 25% para 26%.
STF
Nesse caso, houve também um significativo movimento ascendente de saldo. A aprovação passou de 43% para 46% em dois meses. A desaprovação caiu de 49% para 44%. Antônio Lavareda atribui a oscilação positiva à grande exposição do STF na mídia durante o julgamento da 'trama golpista'.
