
Secretaria de Saúde de PE implanta Sistema Integrado de Planejamento, Administração e Execução Financeira
25/09/2025 -
Desenvolvido pela Diretoria de Inovação e Informatização em Saúde, em parceria com a Secretaria Executiva de Administração e Finanças, o Sistema tem como objetivo reunir em uma única plataforma digital todas as etapas do planejamento, execução financeira e acompanhamento administrativo-financeiro, garantindo conformidade com a legislação vigente, incluindo o Decreto Estadual nº 20.416/1998.
Neste momento
A implantação foca no Módulo de Execução Financeira, responsável por organizar e agilizar processos de repasses, empenhos, liquidações, tributos, fiscalização, pagamentos e geração de relatórios, oferecendo maior segurança e confiabilidade às transações. A etapa inicial ocorreu no Hospital Regional Dom Moura, em Garanhuns, marcando o início da expansão da plataforma. Os demais módulos – Planejamento Orçamentário (POAS), Gestão de Contratos, Plano de Contratação Anual (PCA) e DIRF – já estão em desenvolvimento e serão liberados em seguida.
Vantagens do Sistema, segundo a Secretaria
* Integração das etapas de planejamento, administração e execução, em um fluxo único e estruturado;
* Transparência e confiabilidade na gestão dos recursos financeiros;
* Agilidade e segurança nos processos de execução financeira;
* Indicadores estratégicos para análise de desempenho, otimização de gastos e priorização de investimentos;
* Apoio à gestão na definição de estratégias mais assertivas;
* Base sólida para políticas públicas, fortalecendo o uso eficiente dos recursos em saúde.