
Uma mudança a cada mês e meio - Além do Secretário da Fazenda muda a Controladoria Geral do Estado
26/09/2025 -
No lugar de uma mudança, na Fazenda, anunciada desde ontem, ocorreram duas mudanças no primeiro escalão do Governo de Pernambuco. Sobe para 22 o total de alterações no alto clero do Governo Raquel, em dois anos e 9 meses de mandato. Ou seja, em média, uma mudança no primeiro escalão a cada mês e meio de gestão. As alterações de hoje foram publicadas no Diário Oficial desta sexta-feira (26/09). Além da exoneração a pedido de Wilson de Paula da Secretaria da Fazenda, Érika Gomes Lacet também deixou a Controladoria Geral do Estado. Ela foi substituída por Renato Barbosa Cirne, que era secretário Executivo de Transparência e Controle.
Os motivos reais
Estão, segundo comentário generalizado no ambiente palaciano, ligados ao escândalo da manipulação de recursos da Saúde para beneficiar determinado hospital em Garanhuns. O Secretário da Fazenda, pressionado para justificar as movimentações atípicas, se recusou a fazer e preferiu sair. O mesmo parece ter acontecido com Érica Lacet. Houve diálogos prévios ríspidos, embora O Poder não tenha conseguido confirmar os termos colocados pela Controladoria. Mas não há dúvida quanto a origem da motivação.
O que faz
A Controladoria-Geral do Estado de Pernambuco atua para proteger o patrimônio público, fiscalizar o uso dos recursos estaduais, combater a corrupção e promover a transparência e o controle social na gestão pública do estado, realizando auditorias, correições e oferecendo um canal para o controle social e o acesso à informação.
Pediu para sair
Se houve falha da Controladoria no caso do hospital de Garanhuns, não foi alegado em nenhum momento. Érika pediu para sair, segundo se comenta, por não aceitar do métodos adotados e nem concordar com as explicações que o Governo queria que desse. Ou seja, o mesmo motivo do Secretário da Fazenda.