
SAF do Santa - Comissão Patrimonial diz que documentos a analisar são complexos, demandam tempo e denuncia pressões e ameaças
26/09/2025 -
A propósito da matéria "A Pergunta que não quer calar - Por que a Comissão Patrimonial retarda SAF do Santa", publicada no início da noite de ontem, quinta-feira 25/09, O Poder recebeu uma série de esclarecimentos. Como é padrão, nesses casos, publicamos o contraditório na íntegra, apenas adaptando ao nosso padrão editorial.
Reunião
"?Na última segunda-feira (22/09), vogais e integrantes do Conselho Deliberativo se reuniram com integrantes da Comissão Patrimonial, e seu presidente Adriano Lucena. O objetivo: democraticamente debater e analisar todos os termos aditivos e, em específico, o 5º aditamento da proposta vinculante da SAF do Santa Cruz Futebol Clube. Além da necessidade de emissão de parecer com vistas ao cumprimento do prazo em questão".

Complexo
"Dada a complexidade da análise dos termos aditivos e a indisponibilidade dos documentos em forma digital, além da dificuldade em tornar público para todos os conselheiros que ainda não tiveram acesso à totalidade das informações, foi solicitado à mesa diretora do Conselho a publicidade digitalizada do 5º aditamento para todos os conselheiros. Incluindo as perguntas (46 ao todo) feitas aos investidores e respondidas às comissões temáticas do Conselho Deliberativo".
Assédio e ameaças
"Ressaltamos que há um assédio descabido à Comissão Patrimonial, inclusive com ameaças à vida de seu presidente e familiares, com vistas à emissão do parecer, sem respeitar a autonomia e institucionalidade da comissão patrimonial".
Querem "parecer imparcial"
"Os conselheiros reconhecem e defendem a importância de que o parecer seja feito de forma imparcial, transparente, com embasamento técnico, e respeitando as leis brasileiras, defendendo os interesses do Santa Cruz Futebol Clube e o seu estatuto".
Assinam a nota
-Ivaldo Marciano de França Lima
-Francisco Buarque de Gusmão Neto
-Roberto Wanderley Freire
-Alexandre Augusto Vieira de Moraes
-Cristiane Guerra de Holanda
-José Farias Gomes
-André Luiz Batista da Silva
-Jefferson Dias Pacheco
-Florêncio Absalão
-Mário Pedrosa Pereira
-Alberto Cardoso Correia Rêgo Filho
-Adriano Costa
-Esequias Pierre
-Gustavo de Lima Silva
-Jomar Marinho Rocha
-Bruno Gomes de Sá Menelau
-Bleno Porfilio.
Complementando
O Poder recebeu manifestação, enviada por fonte confiável, porém sem identificação do autor. O texto expressa o sentimento dos que se colocam favoráveis ao aprofundamento do debate sobre a SAF Cobra Coral. O texto defende o presidente da Comissão Patrimonial, que teria sido ameaçado nas redes sociais.
"Adriano é um cidadão do bem , presidente do CREA , empresário da área de construção civil.
Esse grupo de "investidores" da SAF tenta empurrar de goela abaixo o que ele quer, sem permitir análise do ente competente que é a Comissão Patrimonial do clube.
Ameaças à família do presidente da Patrimonial são uma ameaça à instituição Santa Cruz".
O registro
Está feito, sem comentários. O Poder continua aberto a todas as opiniões sobre o assunto.
