
Enquanto Lula sobe, Trump cai no conceito dos brasileiros
27/09/2025 -
A pesquisa Pulso Brasil/Ipespe mostrou, essa semana, a recuperação da imagem do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Em julho, 43% dos brasileiros aprovavam o governo Lula contra 51% de desaprovação. Agora, segundo a pesquisa Pulso Brasil/Ipespe, 50% aprovam e 48% desaprovam. Ou seja, Lula passou de 8 pontos de saldo negativo para dois pontos de positivo.
Trump
No mesmo período, a desaprovação dos brasileiros a Trump permaneceu no mesmo patamar de 61% mas a aprovação, que era de 33%, baixou para 30%. O saldo negativo, que era de 28 pontos, passou para 31 pontos.
Tarifaço
A pesquisa aponta que, em julho, 50% dos brasileiros aprovavam a conduta do governo brasileiro em relação ao tarifaço de Trump. Agora, são 53% que aprovam. Já a desaprovação caiu de 46% para 41%.
Consequências eleitorais
Em relação às consequências eleitorais, quase 6 em cada 10 brasileiros veem de forma negativa o apoio ou proximidade de Trump a um candidato a presidente. 57% acreditam que esse apoio prejudicaria um candidato.
Esse número alcança 90% entre os que se definem como de esquerda e 66% entre os do centro. No grupo da direita, 21% têm a mesma opinião.

Atitude do Governo brasileiro
Segundo o sociólogo Antônio Lavareda, do Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (Ipespe), enquanto cai a aprovação de Trump, cresce a opinião favorável à atitude do Governo brasileiro em relação ao tarifaço e às sanções americanas (53%). O saldo positivo triplica em dois meses.
Esquerda, centro e classe média
“A aprovação é superlativa entre eleitores de esquerda (95%), mas superou a desaprovação também entre eleitores do centro (49%) e da classe média (51%)”, destacou texto do estudo.
95,45% de confiança
Conforme informações de técnicos envolvidos neste trabalho, mais de 2 mil pessoas participaram da pesquisa, que apresenta margem de erro de 2 pontos percentuais para mais ou para menos, com intervalo de confiança de 95,45%.