
Literatura - XV Bienal Internacional do Livro de Pernambuco abre espaço para debate sobre cannabis
30/09/2025 -
Considerada o maior evento literário do Nordeste e o terceiro maior do Brasil, a XV
Bienal Internacional do Livro de Pernambuco celebra seus 30 anos de existência a partir da sexta-feira (03/10) até o domingo (12/10), no Pavilhão de Feiras do Centro de Convenções de Pernambuco.

Tema
Com o tema ‘Ler é sentir cada palavra’, a XV Bienal PE quer ser menos uma exposição de livros e mais uma imersão na leitura, permitindo que o ato de ler seja um estímulo a todos os sentidos e não mais uma exclusividade da visão.
“Queremos respeitar a sensibilidade e a poesia de cada olhar, a partir de diferentes perspectivas e experiências literárias.”, diz Rogério Robalinhp, produtor da Bienal.
Debates canábicos
Dessa forma, ainda mais democrática, diversa e acessível, o pioneiro espaço de discussão sobre a Cannabis foi mantido a fim de levar informações históricas, científicas e atualizadas para combater a desinformação e ajudar a quebrar o preconceito reinante sobre a maconha na sociedade. Para isso, haverá duas mesas de debates canábicos com uma gama de especialistas.
O evento contará com mesa abordando temas “Cannabis, Conservadorismo e Controle”, "Cannabis, Comunidade e regulação”, entre outras atividades.
Convidados
A lista final de convidados da XV Bienal PE inclui as presenças já confirmadas de Mia Couto, Leonardo Tonus, Itamar Vieira Júnior, Mary del Priore, Paulo Ratz, Zoe X, Raphael Montes, Socorro Acioli, Aline Bei, Raimundo Carrero, Micheliny Verunschk, Cida Pedrosa, Antônio Campos, Lua Costa e Daniel Munduruku. (O Poder)
