
Política - Câmara agiliza votação de projetos sobre segurança pública para melhorar imagem negativa
01/10/2025 -
Após o desgaste causado pela PEC da Blindagem, e a urgência no projeto de Anistia, a Câmara dos Deputados aprovou ontem, terça-feira (30/09) oito requerimentos de urgência para propostas que tratam sobre segurança pública.
Os requerimentos
Os requerimentos de urgência permitem que os textos sejam votados diretamente no plenário, sem passar pelas comissões temáticas.
A pauta
A pauta foi decidida pelo presidente da Casa, Hugo Motta (Republicamos-PB), uma semana após dizer que a Câmara precisava tirar da frente “pautas tóxicas”.Os deputados aprovaram a PEC da Blindagem e viraram alvo da opinião pública.
Afirmou
Motta afirmou que o Conselho Nacional dos Secretários de Segurança Pública solicitou que o Congresso aprovasse os oito projetos, que seriam um consenso entre os 27 secretários de segurança pública dos estados e do Distrito Federal.
Colaboração
Ele pediu a colaboração dos deputados para aprovar rapidamente os pedidos de urgência. A segurança pública é uma pauta urgente da nossa sociedade, que nós temos que levar em consideração e trabalhar para que a sociedade brasileira se sinta mais segura", disse. (O Poder)