
CBF: Novo calendário do futebol brasileiro para 2026
01/10/2025 -
A CBF anunciou hoje o novo calendário do futebol brasileiro. As mudanças são referentes ao triênio de 2026 a 2029. As principais mudanças reveladas foram o novo formato da Série D e da Copa do Brasil, a redução dos estaduais e a mudança nas datas da Série A. A Série D do Campeonato Brasileiro foi ampliada de 64 para 96 clubes. A competição terá início no dia 05/04 e término previsto para 13/09. Ao todo, haverá um aumento de 510 para 610 partidas.
Brasileirão, Copa do Brasil e Estaduais
No Brasileirão Série A, as mudanças principais são relativas às datas de início e término do campeonato. O formato será mantido, com início previsto para 28/01 e rodada final marcada para o dia 02/12. A Copa do Brasil terá início no dia 18/02 e término previsto para 06/12. Além disso, os clubes da Série A só entrarão no torneio a partir da 5ª fase e terá final única. Anteriormente disputada por 92 times, a copa agora contará com 126 equipes. Já os campeonatos estaduais terão 11 datas-base. Os torneios têm início previsto para 11/01 e término para 08/03. Os principais resultados das alterações, serão a redução de datas nos estaduais e na Copa do Brasil para times que disputam a Série A. Terá aumento de vagas na Copa do Brasil para equipes das Séries C e D.
Os 3 Regionais
Também foram anunciados três campeonatos regionais. Além da manutenção da Copa do Nordeste e da Copa Verde, que contarão com alterações no formato, foi criada a Copa Sul-Sudeste. Clubes em competições nacionais não disputarão os torneios. Terá aumento de vagas nos torneios regionais para equipes das Séries C e D.

Falou o presidente Xaud
O presidente Samir Xaud, reforçou a importância da reformulação dos campeonatos organizados pela confederação. Ainda de acordo com Samir Xaud, o processo de reformulação foi amplamente estudado e contou com o auxílio das federações e clubes brasileiros. O mandatário reafirma que o ano de 2026 será de transição. “Na minha posse, anunciei que os campeonatos estaduais teriam 11 datas e essa promessa foi cumprida. Essas mudanças tem dois motivos: reduzir a carga de jogos para os times da elite e aumentar acesso a competições nacionais para os times que por décadas ficam boa parte do ano sem calendário”, declarou o presidente Samir xaud.