
Bebida com metanol: Brasil tem 43 casos e Saúde cria sala de monitoração
02/10/2025 -
Sintomas como, visão turva ou perda de visão, mal-estar generalizado, com náuseas, vômitos, dores abdominais e sudorese. Os casos de intoxicação por metanol têm crescido assustadoramente no Brasil.
Medidas
O Ministério da Saúde criou uma sala de situação para monitorar os casos de intoxicação por metanol após consumo de bebida alcoólica no país, além de coordenar medidas a serem adotadas. São 43 registros no Brasil até o momento.
Analisar
Na sala, uma equipe técnica vai analisar as informações para caracterizar a situação de saúde da população intoxicada por metanol. A equipe vai planejar, organizar, coordenar e controlar as medidas a serem adotadas.
Composta
A equipe técnica será composta por representantes dos ministérios da Saúde, Justiça e Segurança Pública, Agricultura e Pecuária, pelos conselhos Nacional de Saúde (CNS), Nacional de Secretários de Saúde (CONASS) e Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS), Anvisa e as secretarias de Saúde de São Paulo e Pernambuco.
Caráter extraordinário
A Sala de Situação é de caráter extraordinário e permanecerá ativa enquanto o risco sanitário persistir. O Ministério da Justiça e Segurança Pública associa as as ocorrências ao consumo de bebidas alcoólicas adulteradas.
Total de casos
Até o momento, o Centro Nacional de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS) recebeu a notificação de 43 casos por esse tipo de intoxicação, destes 39 casos foram em São Paulo, com 10 confirmados e 29 em investigação, e 4 casos estão em investigação em Pernambuco.
São Paulo
O governo do estado de São Paulo informou ontem, quarta-feira (01/10) que seis pessoas morreram no estado por suspeita de intoxicação por metanol. Uma das mortes foi comprovadamente causada por consumo de bebida alcoólica adulterada; as outras cinco continuam em apuração.
Notificados
Foram notificados 37 casos de intoxicação pela substância, sendo que em dez houve a confirmação da presença de metanol no sangue da pessoa contaminada. Vinte e sete casos ainda estão em investigação.
Pernambuco
Uma quarta pessoa pode ter sido vítima de intoxicação por metanol em Pernambuco. Oficialmente, três casos suspeitos foram notificados em Pernambuco pela Secretaria Estadual de Saúde (SES).
As cidades
Os casos já notificados aconteceram em municípios do Agreste: uma morte e uma perda de visão, em Lajedo, e uma morte em João Alfredo.
Antídoto para a intoxicação
O etanol produzido por laboratórios ou farmácias de manipulação, em grau de pureza adequado para uso médico, é o antídoto específico para os casos confirmados de intoxicação.
CIATox
O Brasil conta com 32 CIATox, centros de referência especializada em toxicologia para orientação, diagnóstico e manejo de intoxicações. (O Poder)
