
Desempenho dos presidenciáveis nas redes sociais em setembro
03/10/2025 -
O que aconteceu nas redes sociais, no mês de setembro passado, na disputa paralela por visibilidade e relevância dos presidenciáveis? A Datrix, plataforma digital de agregação de dados captou que Lula consolida a liderança nas redes, (26,6), sustentado pela mobilização em torno dos programas sociais e pela leitura de pragmatismo diplomático em sua aproximação com Donald Trump. Caiado tem o maior crescimento (+84%), impulsionado por defesa da anistia de 8/1 e críticas a Lula, mas segue frágil em redes próprias. Ratinho Júnior sobe ao top 3 (+56%), fortalecido pelo Centrão, manifestações de apoio de Kassab e boa gestão no Paraná. Michelle Bolsonaro recupera visibilidade (+96%) com forte engajamento da base, mas mantém trajetória marcada por oscilações. Eduardo Bolsonaro cresce em redes próprias (+17%) com especulação internacional, mas continua com imagem negativa em “mar aberto”. Tarcísio de Freitas recua (-16%) em setembro, impactado pela indefinição sobre sua candidatura — após anunciar no fim do mês que pretende disputar a reeleição em São Paulo, sem encerrar o debate presidencial — e por críticas à sua gestão, associadas a crises estaduais e à percepção de ‘ausência’ como governador.
Como funciona
Segundo João Paulo Castro, fundador e CEO da plataforma Datrix, a empresa fornece importantes elementos para a tomada de decisões. "Decisão começa aqui, na Datrix" afirma ele. "Transformamos dados em decisões estratégicas, seja para enfrentar crises, antecipar tendências ou prever cenários políticos. Nossos dados entregam clareza e velocidade para quem precisa estar sempre dois passos à frente".
Índice Datrix de setembro

Como é calculado o Idpo
O Índice Datrix de Presidenciáveis - Idpo, mede a performance digital de potenciais candidatos a 2026 a partir de três dimensões:
1. Redes próprias – engajamento direto com a base, que revela a capacidade de mobilização eproteção em momentos de crise.
2. Stakeholders (mar aberto) – menções de influenciadores, jornalistas, veículos de imprensa e políticos, que indicam reputação além da própria bolha.
3. Tonalidade – classificação automatizada de conteúdos como positivos, negativos ou neutros. A análise é feita pela Datrix Digital Intelligence, que aplica inteligência artificial para processar milhões de publicações em plataformas como X (Twitter), Facebook, Instagram, Threads, Bluesky e YouTube, atribuindo semanalmente uma nota entre -100 e +100 para cada presidenciável.