
Outubro Rosa: Prefeitura do Recife celebra ampliando a faixa etária para mamografias
03/10/2025 -
A Prefeitura do Recife, PCR, celebra o Outubro Rosa ampliando a faixa etária para os exames de mamografia ofertados na rede municipal de saúde. Desde o dia 01/10, o público-alvo, antes formado por mulheres e homens trans entre 50 e 69 anos, passa a ser de até 74 anos, inclusive sem necessidade de agendamento. Para estrear a novidade, que visa a aumentar a detecção precoce do câncer de mama, serão disponibilizadas ao longo deste mês, 3.200 vagas no Mamógrafo Móvel. A abertura oficial do Outubro Rosa no Recife aconteceu no Edifício-sede da PCR, no Cais do Apolo, com mamografia, testagens rápidas para ISTs, exames citológicos, auriculoterapia, vacinação e aferição de pressão arterial.

Prevenção e a detecção precoce reduz a mortalidade
O câncer de mama é o tipo de câncer que mais acomete as mulheres e homens trans com mama no Brasil. A prevenção e a detecção precoce contribuem para a redução da incidência e da mortalidade desta doença. “Por isso, é fundamental conhecer o próprio corpo e adotar hábitos saudáveis de vida. Mas, tão importante quanto isso, é que as mulheres e homens trans façam o rastreamento mamográfico a cada 2 anos, peguem o resultado e levem ao profissional de saúde que lhe assiste. Esse exame pode ajudar a identificar o câncer antes dos sintomas e o profissional de saúde terá condições de dar o encaminhamento necessário, em tempo hábil”, afirma a coordenadora de Saúde da Mulher do Recife, Daianny de Paula.
Para participar do Mamógrafo Móvel, basta se dirigir a um dos locais (https://bit.ly/mamografo_outubro_2025), com documento com foto e comprovante de residência do Recife. O resultado ficará disponível em até 30 dias, onde o exame foi realizado ou na unidade de saúde mais próxima. Ao todo, serão disponibilizadas 80 vagas por caminhão, sendo 40 pela manhã (8h às 12h) e 40 pela tarde (13h às 17h).