
É Findi – Natividade Saldanha, por Carlos Bezerra Cavalcanti*
04/10/2025 -
José da Natividade Saldanha nasceu em Jaboatão, Pernambuco, em 8 de setembro de 1796. Advogado, poeta, músico, político e ativista brasileiro. Era filho de um padre, o vigário João José Saldanha Marinho.
Onde se Formou
Formou-se em Coimbra em 1823 e retornou ao Recife, onde abriu escritório de advocacia.
Herói de 1817
De formação liberal e generosa, pertenceu ao grupo de Patriotas da Revolução Republicana de 1817 e também da Confederação do Equador, em 1824, da qual foi secretário do governo. Com a chegada das tropas repressoras, comandadas pelo Brigadeiro (general) Alves de Lima a Pernambuco, e após a rendição dos Confederados.
Refugiado no EUA
Saldanha refugiou-se nos Estados Unidos, indo depois para a França e, em seguida, para a Inglaterra. Segundo Pereira da Costa no seu “Dicionário Biográfico de Pernambucanos Célebres, pág. 591", em 1825, o ilustre espoliado se encontrava na Venezuela, quando recebeu a notícia de que havia sido condenado, chegando também ao seu conhecimento, a sentença à pena de morte a ele atribuída como revolucionário.
Fato Pitoresco
Remeteu Saldanha, demonstrando sua irreverência e espírito de gozação, elaborou uma procuração ao seu colega o Dr. Xavier Garcia de Almeida, um dos juízes que tomaram parte na sua condenação, para: “em tudo, cumprir a pena que me foi imposta pela Comissão Militar, podendo o mesmo morrer enforcado em meu lugar, para o que lhe outorgo todos os poderes que, por lei, me são conferidos.”
Controvérsia da Morte
Há várias versões para o seu falecimento, a mais divulgada é que ocorrera em 1835, afogado em uma vala, em Bogotá, após um temporal.
*Carlos Bezerra Cavalcanti, Presidente Emérito da Academia Recifense de Letras
