
Nossa Fonte da Juventude - Crônica, por Malude Maciel*
08/10/2025 -
Dirigindo numa estrada, é de suma importância a existência de placas indicativas, quer sinalizem entradas, quer indiquem lombadas, etc. além daquelas com os nomes das cidades. Quanto mais informações, melhor para o motorista. Apenas as câmeras e as mudanças de quilometragem de instante em instante, atrapalham o condutor.
Mas, de quando em vez, viajamos, tanto aqui por perto, como um pouco mais longe, visitando locais do nosso próprio território, pois é muito prazeroso descobrir lugares diferentes e o Brasil é imensamente interessante em diversidades, não ficando a dever nada aos países estrangeiros, embora esses sejam mais valorizados.
Já fomos à Caldas Novas - GO onde encontramos fontes de águas termais e medicinais com temperaturas elevadas, cujo banho é extraordinário.

Em Mossoró - RN também tivemos a oportunidade de conhecer cachoeiras térmicas, e situações propícias para banhos deliciosos.
Entre nós, aproveitamos um banho saudável em água mineral cloretada litinada, flouretada hiper ternal da fonte, com temperatura a 38 graus C. Uma beleza! Isso, na cidadela de Salgadinho, Agreste pernambucano. E muita gente não conhece.
Analisando aquelas águas, foram verificados os sais: cálcio, que envolve o crescimento e a manutenção dos ossos, prevenindo ou diminuindo casos de osteoporose. Também é útil para aliviar os sintomas de TPM, atuando diretamente na coagulação do sangue; melhora os sintomas de cólicas, inchaço, dores de cabeça, dores musculares, fadiga e mau humor.
Há magnésio, que é benéfico para o bom funcionamento cerebral, prevenção da diabetes, regulação da insulina, ajuda a rejuvenecer dando vitalidade corporal, agindo na manutenção da densidade óssea e ajudando também na prevenção de infecções, atuando como mediador em processos digestivos e mantendo a regularidade dos batimentos cardíacos. Tem potássio que auxilia os nervos, os músculos e as células, a manter o equilíbrio e, diminui as chances de pedras nos rins. Há, ainda, a presença de lítio que trata o mal de Alzheimer, e fósforo pra manter o equilíbrio hormonal e facilitar a digestão, sílica, que é um antisséptico para os dentes, a pele e as unhas, e também o sódio que participa do metabolismo da água, limpando o sistema digestivo e socializando o sangue. Tudo isso é encontrado nas águas de Sobradinho.
Quando os técnicos ingleses lá estiveram, afirmaram que só tinham conhecimento de outras águas com as mesmas propriedades, em Vichy, na França, e em Bath, na Inglaterra.
Os banhos prolongados nessa água, produzem efeito tônico intenso, tornando o corpo leve e dão um sono calmo e profundo, depois. Essas águas podem ser ingeridas em doses pequenas, na faixa de três vezes ao dia.
Fico pensando no porquê de termos em PE. um precioso líquido dessa magnitude e não ser bem divulgado nos meios de comunicação. Se fosse nos UE essa tal fonte, na certa seria valorizada, não somente pelo lado da medicina, como também pelo turismo, enriquecendo a região. Soube que o proprietário do único hotel, de estrutura mediana, está construindo um grande e luxuoso local de hospedagem, com SPA e outras modernidades, lá na serra para onde bombearão a maravilhosa água e isso desenvolverá a pequena cidade.

Afora a atração do banho, na cidadela existe um arsenal de bonitos trabalhos manuais, encontrando-se em cada casa, uma vitrine com artigos de primeira qualidade, inclusive com peças em renascença. Outro ponto que não pode ser esquecido é o ateliê: Quadro de Reboco, onde quadros são feitos com areia do Rio Capibaribe e existem peças belíssimas à venda.
Sendo assim, é uma verdadeira fonte da juventude, naquele recanto bem agrestino. Muitos grupos pra lá se dirigem a fim de conhecer e experimentar as delícias de um local tranquilo e acolhedor, na sua simplicidade. Acho que quem chega até lá, voltará, com certeza.
*Malude Maciel, Academia Caruaruense de Cultura, Ciências e Letras, ACACCIL, cadeira 15 pertencente à professora Sinhazinha.
