
Reconhecimento - María Corina, líder da oposição da Venezuela, vence Prêmio Nobel da Paz
10/10/2025 -
A líder da oposição da Venezuela, María Corina Machado, ganhou o Prêmio Nobel da Paz hoje, sexta-feira (10/10).
Trabalho
Segundo o Comitê Norueguês do Nobel, ela venceu “por seu trabalho incansável na promoção dos direitos democráticos para o povo da Venezuela e por sua luta para alcançar uma transição justa e pacífica da ditadura para a democracia”.
Afirmou
A organização afirmou durante o anúncio que Machado ajudou a “manter a chama da democracia acesa em meio a uma escuridão crescente”.
Optou
O comitê optou por se concentrar na Venezuela neste momento, em um ano dominado pelas repetidas?declarações públicas do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de que ele merece o Prêmio Nobel da Paz.
Antes do anúncio, especialistas no prêmio haviam dito que Trump não o ganharia, pois estaria desmantelando a ordem mundial internacional que o comitê do Nobel preza.
O Prêmio
O Prêmio Nobel da Paz, avaliado em 11 milhões de coroas suecas, ou cerca de US$ 1,2 milhão, é entregue em Oslo em 10 de dezembro, aniversário da morte do industrial sueco Alfred Nobel, que fundou a premiação em seu testamento de 1895.
Na clandestinidade
Nas últimas semanas, circulou nas redes sociais o rumor de que María Corina Machado estaria refugiada na embaixada dos Estados Unidos.
Como vive
A opositora vive na clandestinidade desde depois das eleições presidenciais de julho de 2024, nas quais Maduro reivindicou a vitória apesar das denúncias de fraude por parte de seus rivais.
Paradeiro
Seu paradeiro não pôde ser confirmado pela AFP nem por nenhuma autoridade venezuelana ou americana. O ministro do Interior e Justiça, Diosdado Cabello, insinuou que Machado está refugiada nessa sede diplomática.
Foto: Pedro Mattey/AFP