
Intoxicações por metanol — Balanço mais recente aponta 29 casos confirmados e 217 em investigação
11/10/2025 -
O balanço mais recente de notificações de intoxicação por metanol após consumo de bebida alcoólica, divulgado na noite desta sexta-feira (10/10) constatou 29 casos confirmados. Foram feitas, desde o início dos registros observados, 246 notificações. Destas, além dos 29 confirmados, 217 seguem em investigação, enquanto outras 249 suspeitas foram descartadas.
O balanço foi apresentado pela Sala de Situação montada pelo Governo Federal com técnicos do Ministério da Saúde e diversos outros órgãos de todo o país para acompanhar e monitorar os casos de intoxicação por metanol em bebidas falsificadas.
Confirmações, suspeitas e óbitos
Esse levantamento passa a ser divulgado, daqui por diante, todas as segundas, quartas e sextas-feiras depois das 17h. Até o momento, São Paulo, Paraná e Rio Grande do Sul são os estados com casos confirmados por esse tipo de intoxicação. Ao todo, foram registrados 25 casos em SP, 3 no PR e 1 no RS.
O estado de São Paulo está investigando 160 notificações, o que representa 73,73% do total de casos. Em seguida, aparecem Pernambuco com 31 suspeitas, Rio Grande do Sul (4), Mato Grosso do Sul (4), Piauí (4), Rio de Janeiro (3), Espírito Santo (3), Goiás (2), Alagoas (1), Bahia (1), Ceará (1), Minas Gerais (1), Rio Grande do Norte (1) e Rondônia (1).
Em relação aos óbitos, 5 foram confirmados no estado de São Paulo e 12 seguem em investigação, sendo 1 no CE, 1 em MG, 1 no MS, 3 em PE e 6 em SP.

Caso grave de saúde
Na última semana, decisão judicial da Justiça de São Paulo autorizou o governo do estado a destruir 100 mil vasilhames apreendidos pelas forças de segurança no inquérito que investiga a adulteração de bebidas.
A intoxicação por metanol é considerada um caso de emergência médica de extrema gravidade. A substância, quando ingerida, é metabolizada no organismo em produtos tóxicos (como formaldeído e ácido fórmico), que podem levar à morte.
Sintomas e orientações
Os principais sintomas da intoxicação são: visão turva ou perda de visão (podendo chegar à cegueira) e mal-estar generalizado (náuseas, vômitos, dores abdominais, sudorese).
O Ministério da Saúde tem alertado que, nesses casos, é importante identificar e orientar possíveis contatos que tenham consumido a mesma bebida, recomendando que procurem imediatamente um serviço de saúde para avaliação e tratamento adequado.
—Com Portal Egov, Agência Brasil e Ministério da Saúde