
Cessar-fogo em Gaza: Donald Trump chega a Israel após acordo
13/10/2025 -
Trump, acaba de chegar a Israel hoje, 13/10, enquanto o processo de libertação de reféns está em andamento. O Air Force One pousou no Aeroporto Ben Gurion, perto de Tel Aviv, após um longo voo vindo de Washington. Antes de partir, Trump disse que era um "momento especial", já que o cessar-fogo que ele ajudou a negociar entra em vigor. "Todos estão comemorando ao mesmo tempo, isso nunca aconteceu antes", disse o presidente antes de embarcar em seu avião. O papel dos EUA foi tido como crucial nas negociações, tendo desenvolvido um plano de 20 pontos para o fim do conflito. Trump deve falar ao Knesset, o Parlamento israelense. Ele também deve ter reuniões com o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu e com familiares de reféns do Hamas.

Recepção de Trump
O presidente dos EUA saiu da porta do Air Force One ao som de trompetes antes de descer as escadas e apertar as mãos de autoridades que o aguardavam no tapete vermelho do Aeroporto Ben Gurion. Ele cumprimentou calorosamente o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, com um meio abraço e um sorriso. Os dois têm um relacionamento complicado que passou por uma série de altos e baixos nos últimos meses. "Ele é um presidente em tempos de guerra. Ele fez um ótimo trabalho. Tive algumas divergências com ele, que foram resolvidas rapidamente", reconheceu Trump no Air Force One na noite passada. Os dois conversaram por alguns instantes antes de passarem a palavra a outras autoridades, incluindo o embaixador dos EUA em Israel, Mike Huckabee, e o enviado de Israel aos EUA, Yechiel Leiter. Trump também cumprimentou seu enviado especial, Steve Witkoff, e seu genro, Jared Kushner, que ajudaram a mediar o acordo de cessar-fogo na semana passada.
Agenda no Egito
Ainda hoje, Donald Trump irá ao Egito, onde participará de uma cúpula com outros líderes mundiais. No evento, as autoridades devem discutir os próximos passos para paz no Oriente Médio e o futuro da Faixa de Gaza.